Forum de cinema fantástico.


Вычислитель / Titanium (2014) - Dmitriy Grachyov

Compartilhe
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1905
Data de inscrição : 26/12/2014

Вычислитель / Titanium (2014) - Dmitriy Grachyov

Mensagem por Zé da Adega em Ter Mar 14 2017, 21:33



http://www.imdb.com/title/tt3105350/
https://fr.wikipedia.org/wiki/Titanium_(film)



Sinopse

Para a sinopse irei citar parte de uma crítica de um senhor alemão no IMDB:

A thousand years after mankind began to colonize the stars, this movie takes a look at the planet XT 59. There is only one big city on this planet, surrounded by a wasteland which is full of hostile creatures (most of them rather plants than animals). Ten prisoners are sent into the wasteland and that equals almost a death penalty. They can either make it to an island beyond the wasteland, or they will perish. Ervin (Evgeniy Mironov) and Kristi (Anna Chipovskaya) attempt to cross the wasteland on their own, while the others stay together under the leadership of the brutal criminal Yust (Vinnie Jones), believing he is the only one who can take them across the 'swamp' (actually a stony desert in Iceland) alive...

The Russian original title 'Vychislitel' ('calculator') refers to the special skills of Ervin. He is a rather emotionless guy who calculates his chances to survive very carefully. Thus we get a duel between the thinking man and the violent one, quite the opposite of 'Riddick' where simply only the strong survive.

Fonte: http://www.imdb.com/title/tt3105350/

Trailer francês




Versão oficial gratuita

O estúdio Central Partnership disponibiliza o filme gratuitamente em streaming HD no You Tube.

https://www.youtube.com/watch?v=OtY0rEweKaY

As legendas inglesas foram criadas por um fã, que possui um nível muito rudimentar de inglês. Fui eu próprio que carreguei essas legendas no canal oficial da Central Partnership, que permite futura melhoria delas mesmas, por outros utilizadores do You Tube. Mas tirando uma frase ou outra que não faça sentido, os diálogos são perfeitamente inteligíveis.



● Официальный сайт: http://www.centpart.ru

Data de lançamento        2014
Duração        1:23:04
Idioma        Russo
Ator/Atriz        Алексей Колубков
Realizador(a)        Дмитрий Грачев
Produtor(a)        Фёдор Бондарчук
Escritor(a)        Андрей Кутуза
Autor de legendas (Inglês)        Zé da Adega <--  laughing  rotfl
Categoria        Ficção científica Acção e Aventura
Licença        Licença padrão do YouTube


avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1905
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: Вычислитель / Titanium (2014) - Dmitriy Grachyov

Mensagem por Zé da Adega em Ter Mar 14 2017, 21:37

Opinião



Este filme possui um desequilíbrio fortemente acentuado ao nível do enredo vs. argumento. O argumento possui seriedade e maturidade, ao passo que o enredo é imaturo. Confusos? Então vou citar as definições de argumento vs. enredo da wikipedia.

O enredo, trama ou intriga, podemos dizer, o esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos.

É, também, um relato de fatos vividos pelos personagens e ordenados em uma sequência lógica e temporal, por isso ele se caracteriza pelo emprego de verbos de ação que indicam a movimentação das personagens no tempo e no espaço. Geralmente, o enredo está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa.

O roteiro (português brasileiro) ou argumento ou guião (português europeu), em inglês script (forma reduzida de manuscript - manuscrito), é a forma escrita de qualquer espetáculo audiovisual, escrito por um ou vários profissionais que são chamados de roteiristas (argumentistas ou guionistas).

O roteiro ou guião é um documento narrativo utilizado como diretriz para espetáculos de cinema, programas televisivos ou jogos eletrônicos.

Roteiros de ficção contêm a íntegra de um filme ou de um capítulo de novela ou seriado, divididos em cenas numeradas que descrevem os personagens e os cenários. O roteiro inclui todos os diálogos, com indicações para os atores quanto à entonação da voz e à atitude corporal. Além disso, informa o horário em que cada cena deve ser filmada ("Dia", Noite", "Pôr do sol", "Amanhecer", etc.) e se a cena é "Externa" (filmada ao ar livre) ou "Interna" (gravada em estúdio).



Começando pelo aspecto positivo do argumento, neste filme os personagens comportam-se de forma natural e séria, comportam-se como pessoas reais. Isto é o oposto do filme "Interstellar" que possui um argumento infantil, onde os personagens comportam-se como personagens da B.D. do Tio Patinhas, em particular a cena em que o protagonista arrisca a vida dos seus filhos, numa perseguição a alta velocidade, estilo o Capitão Kirk do J.J. Abrams.

Por outro lado o "Interstellar" possui um enredo inteligente, o que não é o caso aqui neste "Titanium", muito pelo contrário. Eu diria que o enredo do "Titanium" é imbecil e semelhante aos piores títulos de Sci-Fi feitos nos anos 80 para o mercado VHS. Sim, refiro-me mesmo ao "Cyborg" com o Van Damme e coisas do género.



Portanto:

Argumento: 8/10
Enredo: 2/10

É a primeira vez que vejo uma configuração destas no cinema de ficção científica.

Já os outros restantes factores do filme estão todos do lado positivo da escala, porque considero que a equipa do filme fez um bom trabalho apesar da mediocridade do enredo.



O filme tem uma música e visual bonitos e acho que está tecnicamente bem feito, sem nenhuma falha que tenha notado. Aqui o protagonista é um "Edward Snowden" que se virou contra o regime totalitário e foi acusado de revelar segredos do estado, esse protagonista é um matemático que tem tudo planeado. Existe um antagonista que é um criminoso violento de alcunha "Lobo do Árctico", no entanto esse mauzão comporta-se de forma credível como uma pessoa normal, muito diferente de um mauzão de "Hollywood".

Mas não julguem que exista qualquer simbolismo ou intervenção neste filme, pois o seu enredo desgraçado e imaturo não o permitem. Isto acaba por ser um exercício de cinema em como filmar um enredo infantil da forma mais séria e adulta possível, com a melhor qualidade e competências possíveis, com os meios à disposição.



Eu diria que o melhor do filme é a sua viagem e não o seu destino, fazendo uma analogia com uma viagem de automóvel, imaginem um passeio de carro ao longo da marginal de uma praia, que depois termina numa lixeira. O final do filme deixa um sabor amargo na boca, mas valeu pelo percurso no planeta extra-terrestre, com as tais personagens que se comportam de forma lógica e adulta.

Existem muitos filmes de Sci-Fi melhores do que este, como por exemplo a produção independente australiana "Arrowhead" de 2016:


Arrowhead - Fan Trailer from Clips do Zé on Vimeo.



O meu tópico do Arrowhead: http://xploitedforum.vampire-legend.net/t2605-arrowhead-2016-jesse-o-brien

Eu diria que o interesse do Titanium prende-se mais com o facto de neste momento ser gratuito no canal You Tube do estúdio Central Partnership, porque não aconselho ninguém a gastar dinheiro neste filme (DVD ou Blu-Ray), havendo obras que merecem muito mais a pena.

A minha nota final é 6,5/10.


    Data/hora atual: Sex Set 22 2017, 17:54