Forum de cinema fantástico.


La Rose de Fer (1972) - Jean Rollin

Compartilhe
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1873
Data de inscrição : 26/12/2014

La Rose de Fer (1972) - Jean Rollin

Mensagem por Zé da Adega em Ter Jan 10 2017, 05:54



http://www.imdb.com/title/tt0126004/ (Filme)
https://en.wikipedia.org/wiki/Jean_Rollin (Realizador)

Sinopse

Um jovem casal que foi namorar para o cemitério de La Madeleine em Amiens, em busca de privacidade, fica perdido após o anoitecer e não encontra a saída.

Trailer

Eu criei este trailer, com mistura da banda sonora oficial do filme com o áudio original das cenas. A música que irão ouvir pertence ao filme mas foi sobreposta por mim na montagem.




Curiosidades



O cemitério gótico francês de La Madeleine em Amiens, onde este filme foi filmado, é já em si famoso e insólito. Trata-se de um cemitério Romântico, que entrou ao serviço em 1817, precisamente à 200 anos atrás, e por isso ficará bem ver este filme macabro em 2017, ano do bicentenário do cemitério.



O cemitério de La Madeleine é tão famoso, que existe turismo de cemitério e marcação de excursões e visitas guiadas neste site:

http://lesamisdelamadeleine.com/visites.php

Para além de ali estarem enterradas figuras históricas como o escritor Júlio Verne, o cemitério é famoso por outros dois aspectos:

1) Localiza-se num bosque arvorado grande, com terreno acidentado, estilo a mata do Buçaco ou a mata de Benfica. Para terem uma ideia imaginem a mata de Benfica cheia de criptas e sepulturas... muahaha! ([inserir] riso sinistro do Vincent Price) badgrin

2) Possui esculturas fúnebres de grande valor histórico e artístico.



A vegetação do bosque do cemitério, com o passar dos séculos, rebentou as criptas. Só na década de 1980 (após as filmagens do "La Rose de Fer") é que surgiu a associação dos amigos de Madalena, que começou a reparar e salvar as criptas. Na página oficial podem ver fotos de árvores que cresceram por dentro de criptas, antes e após os restauros:

http://lesamisdelamadeleine.com/realisations.php

Exemplo de um restauro entre 2009 e 2011:


2009


2011

Na Wikipedia em francês: https://fr.wikipedia.org/wiki/Cimeti%C3%A8re_de_La_Madeleine_(Amiens)



Uma característica tétrica e sinistra deste cemitério, muito importante para o filme, é a existência de criptas subterrâneas, com escada e com alçapão de ferro.
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1873
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: La Rose de Fer (1972) - Jean Rollin

Mensagem por Zé da Adega em Ter Jan 10 2017, 05:57

Uma obra de arte macabra



Este filme arranca com uma festa de casamento, feita com grande naturalidade e realismo, na qual vemos simplesmente os actores a comerem, beberem e a fumar, conforme qualquer boda num restaurante português nos anos 70 ou 80. Boa sorte em encontrarem algo assim no artificialismo do cinema de Hollywood, que gosta de mostrar casamentos de gajos ricos em jardins, como nas telenovelas brasileiras.



Nesta boda de casamento o protagonista recita um poema, como forma de chamar a atenção à rapariga a quem ele estava a fazer olhinhos, e depois lá falam no jardim e combinam um passeio de bicicleta no dia seguinte.



Este é um "Cautionary tale" digno de uma fábula do Esopo da Grécia Antiga, e muito poderoso, com uma mensagem de aviso aos homens, que conhecem uma "gaja boa" num bar, e que não fogem dela aos primeiros sinais de demência.

https://en.wikipedia.org/wiki/Cautionary_tale
https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1bulas_de_Esopo

Um dos méritos deste cineasta muito sui generis são as suas histórias originais, que possuem a riqueza e simplicidade dos contos tradicionais europeus de folclore, da tradição oral.



O casal de namorados vai fazer o seu piquenique ao cemitério, para terem mais privacidade...



Mas talvez não seja boa ideia colocar a manta do piquenique por cima de uma sepultura...



Se calhar é melhor irem namorar para uma cripta subterrânea, por debaixo do alçapão... o que tem lógica, para poderem ter sexo, sem serem incomodados!



Entretanto anoitece, temos pena...



...mas assim começa a trama principal.



Opinião sobre o filme

Este é um filme muito aconselhado para apreciadores da atmosfera e estética gótica e dos contos do Edgar Alan Poe. De acordo com uma entrevista ao realizador, no extra do Blu-Ray (que eu não vi e não posso confirmar) esta história baseia-se num caso verídico trágico e macabro.

Ao mesmo tempo isto é igual à onda do Edgar Alan Poe (ao nível da história).

A nível de atmosfera não conheço mais nenhum filme, que seja quase todo passado durante uma noite num cemitério.

Eu adorei este filme! Posso adiantar que não existem aqui falhas ou má qualidade da corrente "euro trash" de cinema (à qual este realizador foi associado em outros filmes). Pelo contrário, até temos aqui uma originalidade artística tremenda.



Se gostam de cemitérios à noite, este é um filme obrigatório... Twisted Evil

avatar
pmcordeiro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 13184
Pontos : 16635
Data de inscrição : 26/01/2009
Idade : 43
Localização : 112 Ocean Avenue

Re: La Rose de Fer (1972) - Jean Rollin

Mensagem por pmcordeiro em Ter Jan 10 2017, 09:55

Muito bom Zé, gostei da análise ao filme. Nunca vi este filme, mas vou tratar disso brevemente. Entretanto vê o La morte vivante e o Les raisins de la mort, são ambos muito bons. thumbsup


_________________
*Efeitos Secundários: Coleccionar dvd's pode causar sérios danos á sua carteira.
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1873
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: La Rose de Fer (1972) - Jean Rollin

Mensagem por Zé da Adega em Qui Jan 12 2017, 13:42

pmcordeiro escreveu:Muito bom Zé, gostei da análise ao filme. Nunca vi este filme, mas vou tratar disso brevemente. Entretanto vê o La morte vivante e o Les raisins de la mort, são ambos muito bons. thumbsup

Obrigado pelo apoio. Por acaso são mesmo esses dois títulos que eu pretendo ver a seguir. rotfl  Acertaste! O problema é que eu gosto dos meus filmes de zombies em ambiente claustrofóbico de cerco e barricada, e o cineasta Rollin fez filmes de zombies em oposição ao meu gosto pessoal. Mas irei ver os filmes na mesma, porque estou curioso.

Entretanto criei ficha técnica para o "Fascination", é só a ficha técnica ainda... Ainda não tirei screenshots e não comecei a escrever as minhas "bocas" do costume, mas repara no meu "cut" de fan ao minuto 5:05 do meu trailer (estou a referir-me ao filme fascination no outro tópico), em que cortei a porcaria do gore mal feito na cena da foice da morte. O que o realizador deveria ter feito em 1979, era após perceber que a cena de gore ficou mal feita, pegar na tesoura e cortar essa porcaria na película do filme... Hehehe... Twisted Evil  Devo estar a cometer algum sacrilégio a boicotar gore mal feito, mas "temos pena..." laughing

A minha opinião do filme Fascination, será muito positiva... mas vou ser honesto e dar na cabeça às cenas sanguinárias muito mal feitas, e também a outros aspectos, porque o filme é desequilibrado a nível de qualidade.

Conteúdo patrocinado

Re: La Rose de Fer (1972) - Jean Rollin

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Seg Ago 21 2017, 18:36