Forum de cinema fantástico.

La Vita È Bella / Жизнь прекрасна (1979) - Grigoriy Chukhray

Compartilhe
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1903

La Vita È Bella / Жизнь прекрасна (1979) - Grigoriy Chukhray

Mensagem por Zé da Adega em Qui Dez 29 2016, 07:03

La Vita È Bella

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0080101/
Wikipédia: http://it.wikipedia.org/wiki/La_vita_%C3%A8_bella_%28film_1979%29

Data de estreia: 21 de Dezembro de 1979 (Itália)
Género: Drama Político; Ficção Histórica.

Sinopse: Um piloto da Força Aérea Portuguesa, durante a guerra colonial, recusa-se a bombardear um barco, com mulheres e crianças angolanas, e torna-se taxista nas ruas de Lisboa. Mais tarde ele é preso e torturado pela PIDE/DGS. Co-produção internacional italo-soviética, dos estúdios Mosfilm e Quattro Favalli Cinematografica, filmada em Portugal, que inclui cinematografia do tipo soviética, com câmaras montada em automóveis, nas estradas e cidades portuguesas.

Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Re: La Vita È Bella / Жизнь прекрасна (1979) - Grigoriy Chukhray

Mensagem por Zé da Adega em Qui Dez 29 2016, 07:10

Decidi criar tópico aqui, devido ao filme ter interesse em Portugal, e também porque ando a preparar uns vídeos, já criei este esta noite:

A vida é bela 1979 trailer B from Clips do Zé on Vimeo.

O clip tem comentários de texto meus acerca da produção, basicamente é a dizer mal dos italianos (e vocês aqui no Xploited conhecem melhor que eu a vigarice dos produtores italianos dos anos 70) e a elogiar o realizador e o cameraman russos. Eu encontrei mesmo um artigo russo do realizador a queixar-se de ser engrupido pelos italianos e não estou apenas a opinar.

Mais tarde falarei mais sobre este filme e mostrarei o meu trailer A (que não está pronto) com a guerra colonial em Angola e o taxista em Lisboa.
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Mensagem por Zé da Adega em Sab Dez 31 2016, 18:08

Acabei agora o meu outro vídeo. A minha montagem começa em Angola, quando as forças armadas portuguesas dão ordens ao piloto António para matar mulheres e crianças, no entanto o tom deste segundo clip, não é pesado, e pelo contrário até inclui alguns comentários humorísticos acerca de uma taberna portuguesa e de uma garagem onde era proibido fumar.

Usei estas duas canções por ordem:

1) "Menino do Bairro Negro", versão pela banda de tributo "Zeca Sempre" https://pt.wikipedia.org/wiki/Zeca_Sempre
2) "Lisboa Antigua" - Colaboração entre a cantora italiana Gigliola Cinquetti e o trio mexicano Los Panchos.

A vida é bela 1979 trailer A from Clips do Zé on Vimeo.

Mais tarde irei explicar o que se passa agora com a versão streaming da Mosfilm, e mais informações sobre o filme.

Eu continuo sem saber bem se fiz bem ou mal em ter criado este tópico nesta secção geral de cinema. Como o filme envolve uma fuga aparatosa da prisão política de Caxias e perseguições de carros da polícia, talvez não faça mal falar do filme aqui, mas claro o interesse para o fórum será o filme ser filmado em Portugal e o seu estado de obscuridade no nosso país. No
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Mensagem por Zé da Adega em Seg Jan 02 2017, 03:17

Para fechar o "Movie Maker" (o editor gratuito da Microsoft que eu uso), fiz um trailer romântico... Já sei que tal não é permitido no Xploited Fórum... laughing

Mas tenham calma e "aguentem os cavalos", porque vai haver aqui nuances... Twisted Evil

A primeira nuance é que temos aqui a vedeta "sex symbol" italiana Ornella Muti, como protagonista principal deste filme.

A actriz sex symbol em 2016, com 61 anos de idade.

https://it.wikipedia.org/wiki/Ornella_Muti

Se forem espreitar a versão italiana do wikipedia, linkada acima, aquilo está cheio de screenshots da actriz em posições sexualmente provocatórias...

Antes de falar sobre a segunda nuance, vejam o meu vídeo romântico

A vida é bela 1979 trailer C from Clips do Zé on Vimeo.

A segunda nuance é a seguinte:

1) Temos aqui um exemplo flagrante da cinematografia do tipo soviético, em que o operador de câmara vai sentado no automóvel (aspecto muito positivo, devido ao realismo e ao efeito envolvente) mas existe a seguinte falha muito grave:

2A) Isso não foi filmado na Avenida Marginal, e sim numa qualquer estrada num local desterrado sem movimento, só depois mandaram um operador de câmera filmar a praia de Santo Amaro de Oeiras, no sentido Cascais-Lisboa. Aqui a culpa não será dos produtores italianos, mas sim do realizador soviético que tentou intrujar o espectador. Se eu vir um filme chinês de que gosto e a seguir ler no IMDB um cidadão chinês a queixar-se de uma intrujice deste tipo, feita na China, também levo a mal. Neste caso caberia a nós portugueses denunciarmos este tipo de intrujice, se este fosse algum filme mundialmente famoso, o que não é o caso e por isso a questão não se coloca (a discussão é só entre nós).

2B) Na minha qualidade de fã/entusiasta de cinema soviético, não aceito uma intrujice destas numa produção do prestigiado estúdio moscovita Mosfilm. Se forem espreitar a página 5 do tópico do cinema de leste (referência ao meu tópico no outro fórum "DVD Mania"), falo lá (por graça) de um filme infantil produzido pelo estúdio Lenfilm (estúdio menor e com menos recursos) em que fecham uma avenida da cidade de Leninegrado para filmar um elefante, com aparato policial.

O mínimo que um estúdio prestigiado como a Mosfilm devia ter feito era ter pedido à Câmara o encerramento da Avenida Marginal, durante 15 minutos, para filmarem lá a cena dentro do carro, mas pronto o realizador soviético não falava português e não estava no país dele, e deu nisto... saintface

Em complemento do meu trailer romântico "C", onde me queixo da falha técnica do estúdio Mosfilm, na filmagem em Santo Amaro de Oeiras, estive agora a preparar um excerto do filme russo de 2010 "The Elephant" (off-topic), pensado por mim para ilustrar o problema do filme de 1979 filmado em Portugal.

Nesta cena do filme de 2010 irão observar o cinema do tipo III (diferente do estilo europeu ou do estilo americano), em que observamos o realismo da encenação e cinematografia russa na faixa esquerda da auto-estrada, quando os carros param na berma para ver o elefante, da mesma forma que os idiotas dos automobilistas portugueses abrandam e provocam engarrafamentos, para observar acidentes na faixa contrária. Olhem os condutores russos armados em Zé Povinhos anormais, a pararem na auto-estrada!

Mas na faixa da cá, presumo a existência de uma camioneta da "Brisa" acompanhada com um carro da "GNR", 100 metros atrás do elefante, com sinalética do tipo "Trabalhos na Via. Abrande." ou neste caso "Filmagem de elefante na Auto-Estrada. Circule com precaução!".

The elephant (2010) - Motorway from Clips do Zé on Vimeo.

Eu realmente não aceito, nem posso aceitar o que o estúdio Mosfilm fez em 1979, na filmagem em Santo Amaro de Oeiras, porque um estúdio russo como esse não pode nem deve nunca descer ao nível da Paramount ou Universal Studios, que são estúdios americanos conhecidos por faltarem ao respeito ao espectador, onde a questão já nem se coloca.
pmcordeiro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 13184
Pontos : 16665

Mensagem por pmcordeiro em Ter Jan 03 2017, 12:13

Ornella Muti era uma bomba quando era nova... naughty saintface

ELa no Flash Gordon deixou-me a babar. laughing

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado