Forum de cinema fantástico.


Air (2015) - Christian Cantamessa

Compartilhe
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1818
Data de inscrição : 26/12/2014

Air (2015) - Christian Cantamessa

Mensagem por Zé da Adega em Sex Fev 05 2016, 16:09



A acção inicia-se muito tempo após a atmosfera da Terra ter ficado contaminada, por um ataque terrorista de guerra bacteriológica. Existem silos subterrâneos que armazenam os cientistas mais dotados do mundo, em animação criogénica suspensa.

Os protagonistas são dois homens de uma equipa técnica de manutenção, que despertam da animação suspensa, de 6 em 6 meses, durante um curto período de 2 horas, para substituir e reparar o equipamento do bunker subterrâneo.

https://en.wikipedia.org/wiki/Air_%282015_film%29
http://www.imdb.com/title/tt2091478/

Trailer musical criado por mim:


Air (2015) Fan-made musical trailer from Clips do Zé on Vimeo.



Trailer oficial brasileiro:

avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1818
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: Air (2015) - Christian Cantamessa

Mensagem por Zé da Adega em Sex Fev 05 2016, 16:16

Ora aqui está um filme inteligente de ficção científica, para gente crescida. thumbsup

Eu adorei este filme, primeiro por estar isento daquele enredo formulado repetitivo/previsível do sistema de estúdios de Hollywood (a vigarice dos filmes terem sempre a mesma estrutura de enredo), e em segundo lugar porque o filme é mesmo muito bom.

A nível visual e de ambiente, temos algo que supera o "Alien - O 8º Passageiro", a nível estético. Aliás existe muito mais exploração e homens a gatinharem em sistemas de ventilação, do que em qualquer filme do Alien.

Mas o género deste filme é totalmente diferente do Alien, isto é mais parecido com o filme "Moon".

O Air é um filme muito lento, que não contém acção nenhuma, que se destaca pela maneira lógica e séria de como retrata dois homens, técnicos de manutenção, que lidam com um contexto pós-apocalíptico, em que apenas podem estar acordados durante 2 horas de cada vez.

Eu detectei uma falha científica (não leiam antes de verem o filme)
Spoiler:
O material (fatos e tubos de borracha) e equipamento (Computadores) não resistem a uma duração de uma era, suficientemente longa, para deixar os arranha-céus em ruínas. Um computador não dura mil anos!
, mas de resto fiquei muito satisfeito com este filme.

No fundo isto é a onda da ficção científica interessante e com maturidade da década de 1970 (Silent Running, Logan's Run), mas com visual da década de 1980 (Aliens).

Este filme é a estreia do realizador Christian Cantamessa, que até agora trabalhava em jogos de computador ("Red Dead Redemption"), e foi produzido (pago/financiado) por 4 sujeitos, um deles é o autor da banda desenhada "The Walking Dead". Eu diria, sem saber mais detalhes, que isto é cinema independente norte-americano, depois vendido à distribuidora Sony Pictures (que proibiu o meu trailer no You Tube). Se espreitarem o IMDB, na secção de datas de estreia e títulos alternativos, irão observar que o filme não teve distribuição quase nenhuma.

Se calhar as distribuidoras associadas ao cinema de Hollywood, não pretendem que o público tenha acesso a ficção científica de qualidade, para que as massas não pensem muito nem contestem a vigarice do óleo de casca de cobra, que cura o mau olhado e a unha encravada, do enredo repetitivo e previsível da fórmula dos blockbusters de Hollywood...

Seja um filme soviético obscuro da guerra fria, ou um filme americano abafado e afastado pela concorrência (como suspeito que seja o caso aqui), se o filme é bom e merece, faço questão de o divulgar.

Um sujeito da Macedónia escreveu o seguinte no IMDB:

A great SCIENCE fiction movie!
10/10
Author: nitrogenium1 from Republic of Macedonia
14 December 2015

This is my first review on IMDb because today I got motivated to write one. All because this movie deserves a higher grade, but got low ratings from people expecting to see Star Wars or Star Trek when they heard that this is a SCIENCE fiction movie.

So before I start:

1. This is not Star Trek where small midgets run around with sharp ears and shoot among themselves with green and blue laser guns. So in other words, this movie is SCIENCE fiction. Star Trek is CHILDREN's fiction.

2. Thus said, probably the poor reviews came from people who were expecting to see a Star Trek movie.

3. Surprisingly great acting from a guy who came from a very shallow show like The Walking Dead. If you want to watch a bunch of pointless running around, explosions, hot chicks on bikes with laser guns killing zombies while standing on one foot and throwing fire through her ears, then don't watch this movie.

4. But you liked Moon, Interstellar, Sunshine, etc you will enjoy this. This is a very intelligent, well thought SCIENCE fiction thriller movie, and we need more of these.

Bem, eu sou fã do Star Trek e não me importo que ele ridicularize os Ferengi do Deep Space Nine (ele chama-os de anões com orelhas afiadas), porque eu também gostaria que o Star Trek tivesse sido menos infanto-juvenil. Mas a ideia do comentador está correcta  (ele também acha que este filme é parecido com o "Moon"), e ele explica porque uma cambada de criançolas (crianças e velhotes que gostam de acção e fantasia), vai ao IMDB dar uma nota 1/10, da mesma forma que também dá 1/10 ao "Alien - O 8º Passageiro" por achar o filme secante, em que não se passa nada na maior parte do tempo (menos de 6 explosões por segundo implica nota de 1/10).

Da minha parte este é um filme precioso, que recomendo a quem tenha gostado do "Moon" e que possa ter ficado intrigado com a apresentação que fiz.

A minha nota é 9/10.

    Data/hora atual: Ter Jun 27 2017, 15:01