Forum de cinema fantástico.


Outland (1981) - Peter Hyams

Compartilhe
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1964
Data de inscrição : 26/12/2014

Outland (1981) - Peter Hyams

Mensagem por Zé da Adega em Qua Jul 22 2015, 01:27

Crítica nova, escrita agora mesmo para o Xploited Fórum, com a artilharia toda (clps e screenshots), só o texto ficou infelizmente curto por falta de inspiração.



https://en.wikipedia.org/wiki/Outland_%28film%29
http://www.imdb.com/title/tt0082869/



Excerto criado por mim:



Isto é um "Space Western". À partida esta designação faria-me fugir a sete pés, mas o Western em que se baseia é um filme de intervenção produzido pelo Stanley Kramer em 1952, chamado "High Noon" ("O Comboio Apitou Três Vezes"), em que um xerife pede ajuda a toda a gente, para o salvar dos assassinos que irão chegar no comboio do meio-dia para o matar, e ninguém o ajuda.

O excerto que criei acima é a mesma situação, mas agora numa colónia mineira na lua de Júpiter Io, em que o xerife, interpretado por Sean Connery sabe que irão chegar assassinos para o matar no próximo vai-vém, e também ninguém o ajuda.



Um slideshow musical do High Noon, para quem não o conheça:



E o link wikipédia do western de 1952: https://en.wikipedia.org/wiki/High_Noon

Voltando ao "Outland", este filme britânico está muito bem-feito a vários níveis. Quando eu tinha 10 anos de idade, e apesar de já ter nascido doido por ficção científica, não o queria ver. Existia bombardeamento do trailer nas cassetes VHS portuguesas da Warner Home Video, e eu nunca quis alugar o filme, porque topei logo que "eram só homens a falar" e não se passava nada, portanto era um filme para velhos. O meu pai alugou o filme e eu apanhei uma grande seca, conforme eu previa.



Mas durante as décadas seguintes, comecei a lembrar-me do filme e andava cheio de vontade de o ver em adulto, porque isto é como um "Soylent Green" ou "Rollerball", que uma criança ou adolescente não aprecia nem entende bem, e finalmente no ano passado (2014) revi o filme, quase 30 anos depois da seca que apanhei em puto com "os tais homens a falarem".



Adorei este filme!

Curiosidades do Wikipédia:

Desmond Ryan at the Philadelphia Inquirer called it: "A brilliant sci-fi Western. In many ways, Hyams has made a film that is more frightening than Alien, because he surmises that space will change us very little and the real monsters we are liable to encounter will be in the next space suit.[11]

Outland has endured many comparisons to Ridley Scott's Alien (released two years earlier), most notably in its 'future realism' production design which reflects a dark, claustrophobic and isolated neo-industrial environment in deep space, and the portrayal of future 'megacorporations' as sinister and ruthless organisations pursuing profit at any cost, with their employees' lives being expendable.

Eu gosto de ficção científica acerca de corporações sinistras num filme com "sets" apelidados de "Future Realism"!



Fica a minha sugestão, para quem não conheça o filme e que possa gostar de o ver...

    Data/hora atual: Seg Nov 20 2017, 07:41