Forum de cinema fantástico.


Něco z Alenky / Alice (1988) - Jan Švankmajer

Compartilhe
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1907
Data de inscrição : 26/12/2014

Něco z Alenky / Alice (1988) - Jan Švankmajer

Mensagem por Zé da Adega em Ter Jun 16 2015, 16:08

Observações:

- Mais uma das minhas velharias...texto escrito em 2013. Wink
- A minha sobrinha gostou do trailer.  thumbsup
- Filme a que eu atribuí a nota máxima de 10/10! cheers

Alice




Título original A (Checo): Něco z Alenky
Título original B (Inglês): Alice
Título português (PT-PT): Alice
País(es) de origem: Checoslováquia / Suiça / R.F.A. / Reino Unido
Data de lançamento: 3 de Agosto de 1988 (EUA) / Festival Fanstasporto 1989 (Portugal) / 1 de Novembro de 1990 (Checoslováquia)
Realizador: Jan Švankmajer
Género(s): Fantasia / Suspence / Mistério
Duração: 84 min

IMDB / Wikipedia





Sinopse:

"Něco z Alenky (br / pt: Alice) é um filme checo surrealista de 1988 realizado por Jan Svankmajer, que combina acção real com animação stop motion.

Reconta as histórias clássicas de Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas e Alice do outro lado do espelho), mas num estilo diferente. Enquanto as histórias originais são mais fantásticas, excêntricas e alegres, Alice é um retrato mais sombrio e triste da saga Wonderland. A personagem principal é interpretada por Kristýna Kohoutová." (Wikipedia)

Trailer amador:




Prémios

- Nomeação para Melhor Filme no Fantasporto de 1989.

- Vencedor do prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Animação de Annecy.


Alice na casa dos horrores



Segundo o realizador checo Jan Švankmajer, que era grande admirador do livro Alice no País das Maravilhas, as adaptações cinematográficas existentes (Walt Disney e afins) não eram fiéis ao espírito do livro.

Sendo assim ele propôs-se a criar uma adaptação livre, que não sendo fiel ao enredo, possui o ambiente de pesadelo, perigo e medo, conforme o livro.

No meu caso nunca li o livro, mas adorei este filme, tal como o também teria adorado aos 5, 10 ou 15 anos de idade. É um filme para todas as idades, em que não tive de dar qualquer desconto de nenhuma cena parva ou imatura.



Este filme não contém qualquer música, o que indica estarmos perante um trabalho de mestre, vejam lá o ambiente da cena do elevador, neste clip feito por mim, que está em HD (720p):



Alice é uma menina checoslovaca, interpretada pela actriz Kristýna Kohoutová, perfeita para o papel. O filme é o pesadelo desta menina, baseado em objectos e visual da casa dela, que é uma casa rural suja, velha e sombria do bloco de Leste.

A casa dos sonhos é uma espécie de casa com salas armadilhadas estilo Saw II e The Cube, com ambiente de um episódio negro do Twilight Zone ou Night Gallery do Rod Serling. Por outras palavras, gostei do cenário, visual e ambiente.

O meu segundo e último clip (HD), para apreciarmos o cenário sombrio da casa, bem como o clima de suspence e mistério:



Este filme não contém nada ofensivo ou inapropriado para uma criança, mas as crianças não são todas iguais. Quando eu tinha 5 anos de idade preferia um filme de terror do que uma animação da Disney, e teria adorado esta Alice. Sim, iria ficar aterrorizado com o filme e ter-me-ia marcado para o resto da vida, mas no bom sentido.

Na Feira Popular de Lisboa existiam três comboios fantasma, um labirinto com um esqueleto num corredor escuro, e mais tarde uma casa maldita e uma passagem do terror. E os miúdos adoravam aquilo, ficavam aterrorizados e gritavam, mas adoravam. Essas teorias norte-americanas do MPAA do PG-13 e afins não me convencem. Este Alice é um excelente filme de terror para crianças, muito eficaz e simultaneamente um filme com maturidade e qualidade, para adultos. Recomendo-o para miúdos e graúdos.

Na minha opinião esta é uma obra de mestre, de grande originalidade e qualidade.



A minha classificação: 10/10


Crítica histórica do New York Times de 1988 (o filme estreou nos EUA primeiro), entitulada An 'Alice' for Adults:

http://movies.nytimes.com/movie/review?res=940DEED91631F930A3575BC0A96E948260

Crítica da 1ª edição em DVD (versão original com idioma checo) de 2011, pelo the Telegraph:

http://www.telegraph.co.uk/culture/film/dvd-reviews/8530450/Alice-DVD-review.html

São boas críticas profissionais, com as quais concordo pessoalmente.

    Data/hora atual: Dom Set 24 2017, 07:36