Forum de cinema fantástico.


The Thirteenth Floor (1999) - Josef Rusnak

Compartilhe
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1964
Data de inscrição : 26/12/2014

The Thirteenth Floor (1999) - Josef Rusnak

Mensagem por Zé da Adega em Sex Jun 12 2015, 11:33

The Thirteenth Floor / O 13º Andar



Países de origem: Alemanha e E.U.A.
Título original A (idioma inglês): The Thirteenth Floor
Título original B (idioma alemão): The 13th Floor – Bist du was du denkst?
Título português: O 13º Andar
Data de lançamento: 16 de Abril de 1999 (Dinamarca)
Realizador: Josef Rusnak
Género(s): Ficção Científica
Duração: 100 min
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0139809/
Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Thirteenth_Floor


Sinopse:

Segunda adaptação cinematográfica da obra de literatura Simulacron-3, escrita em 1964 por Daniel F. Galouye. Num futuro próximo, é criada uma simulação de uma cidade virtual na memória RAM de uma rede de super computadores, povoada por unidades de inteligência artificial.


Trailer amador:



Teledisco oficial com imagens do filme, pela banda "The Cardigans", autora da O.S.T. (official soundtrack /banda sonora original):




Curiosidades (livro):


Capa do livro de 1964.


Daniel F. Galouye (1920-1976) - Escritor norte-americano de ficção científica.


Curiosidades (Conceito científico-filosófico, por cientistas e engenheiros):


Fotografia do Engenheiro alemão Konrad Zuse (1910-1995) tirada em 1992

https://en.wikipedia.org/wiki/Konrad_Zuse

O Eng. Konrad Zuse criou o primeiro computador digital e a primeira linguagem de programação de alto nível (escrita com comandos em vez de "zeros e uns"), ainda durante a segunda guerra mundial, financiado pelo regime da Alemanha Nazi (embora pelo que li, este senhor não tivesse quaisquer afiliações com a doutrina Nazi).

Em 1969 ele publicou o conceito de ser teoricamente possível a realidade virtual, indistinguível da realidade "real" no livro "Rechnender Raum" (Calculating Space):

https://en.wikipedia.org/wiki/Calculating_Space

Conceitos científico-filosóficos sérios, da 1ª linha da Física Moderna, pertinentes ao filme:

https://en.wikipedia.org/wiki/Simulated_reality

https://en.wikipedia.org/wiki/Digital_physics

Vou criar um tópico irmão para a versão alemã, muito mais longa, poderosa e filosófica, mas menos acessível, pois requer mais paciência ao espectador e apenas aconselhada a quem já viu "O 13º andar":

avatar
pmcordeiro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 13184
Pontos : 16726
Data de inscrição : 26/01/2009
Idade : 43
Localização : 112 Ocean Avenue

Re: The Thirteenth Floor (1999) - Josef Rusnak

Mensagem por pmcordeiro em Sex Jun 12 2015, 14:12

Este é um filme excelente, já o vi e revi várias vezes. Very Happy


_________________
*Efeitos Secundários: Coleccionar dvd's pode causar sérios danos á sua carteira.
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1964
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: The Thirteenth Floor (1999) - Josef Rusnak

Mensagem por Zé da Adega em Dom Jun 14 2015, 02:14

pmcordeiro:

Acho que vais gostar de ver o Welt am Draht / O Mundo no Arame.

Eu vi primeiro o 13º Andar, alugado no clube de vídeo, e só mais tarde vi no You Tube a adaptação de 3 horas mais antiga, que continua no You Tube e não é preciso pagar um balúrdio para importar a versão da Criterion, que deve ser cara e inacessível.

Essa versão dos anos 70 é um tele-filme que provavelmente não irá agradar às massas nem aos coleccionadores que compram edições com cabeças do Predador, porque "não é cool". Por isso tirem proveito da versão que está no You Tube, que não sendo uma versão oficial colocada por um estúdio, de momento é aceite pela Google (até indicação em contrário):

Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=jfXtzBRX3sg
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=JOe0sggQfF4

Essa versão de 1973 agrada apenas a um nicho muito específico de espectadores, que inclui o pessoal que adorou o 13º Andar e gostaria de ver a história mais desenvolvida e livre do formato restritivo do cinema comercial actual.

A minha crítica à versão de 1973: http://xploitedforum.vampire-legend.net/t2482-welt-am-draht-1973-rainer-werner-fassbinder

Atenção que aqui ambas as adaptações do livro são muito boas, pelo que recomendo verem obrigatoriamente o 13º andar, antes de se meteram a ler o que escrevi do filme de 1973, até porque o que é spoiler no 13º andar é a premissa do Mundo no Arame.
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1964
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: The Thirteenth Floor (1999) - Josef Rusnak

Mensagem por Zé da Adega em Qui Maio 12 2016, 22:56

2016 Asimov Debate: Is the Universe a Simulation?



What may have started as a science fiction speculation—that perhaps the universe as we know it is a computer simulation—has become a serious line of theoretical and experimental investigation among physicists, astrophysicists, and philosophers.

Host and moderator Neil deGrasse Tyson, Frederick P. Rose Director of the Hayden Planetarium, and a panel of experts had a lively discussion about the merits and shortcomings of this provocative and revolutionary idea.

The debate took place on April 5, 2016.

Venho sugerir o magnífico debate científico e filosófico moderado pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson (o conhecido apresentador da nova série "Cosmos"), acerca da possibilidade do nosso universo ser uma simulação, com base nas mais recentes descobertas e teorias no domínio da Física, que obrigam à contemplação séria desta hipótese.

Mais à frente irei colocar o link oficial e gratuito legendado em inglês, mas primeiro quero apresentar os cinco conceituados convidados, para os fãs do filme "Matrix" ficarem de tal forma curiosos e intrigados, a ponto de espreitarem este excelente e maravilhoso vídeo.


Zohreh Davoudi - Física nuclear iraniana, que está neste momento a criar simulações do nosso Universo no M.I.T. (versão americana do Inatituto Superior Técnico de Lisboa), a tentar que se formem átomos a partir da simulação dos quarks.



Max Tegmark - Cosmólogo, também do M.I.T., que escreveu um livro científico acerca da possibilidade do nosso universo ser uma simulação.



James Gates  - Físico teórico da Universidade de Maryland, que detectou sinais de programação e correcção de erros e bugs, nas leis matemáticas da natureza, na Super-simetria da Teoria das Super-cordas, que aguarda confirmação experimental no LHC em Genebra (o acelerador de partículas). Por outras palavras ele descobriu recentemente equações matemáticas na Teoria das Super-cordas, estranhamente semelhantes às usadas nos programas informáticos, para lidar com erros e crashes.



Lisa Randall - Física Teórica da Universidade de Harvard, que trabalha no referido acelerador Large Hadron Collider.



David Chalmers - Professor de Filosofia da Universidade de Nova Yorque, muito inteligente e conhecedor de Física, que discute o mistério da existência da consciência, não explicada pela ciência, e se a consciência pode ou não surgir a partir de uma simulação informática que replica o cérebro de um ser humano, ou se por outro lado a existência de consciência requer algum mecanismo biológico orgánico.


Finalmente fica o vídeo muito recente, que possui a minha recomendação máxima de 10/10 e que sinceramente é um dos conteúdos mais inteligentes que vi até hoje. Activem as legendas inglesas, porque alguns convidados são estrangeiros com sotaque inglês difícil de acompanhar.


Conteúdo patrocinado

Re: The Thirteenth Floor (1999) - Josef Rusnak

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Seg Nov 20 2017, 07:44