Forum de cinema fantástico.


Cinema de animação da Europa de Leste

Compartilhe
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1988
Data de inscrição : 26/12/2014

Cinema de animação da Europa de Leste

Mensagem por Zé da Adega em Seg Jun 08 2015, 05:57

Boas pessoal! Smile


The Sword / Меч - (Bielorússia, 1989)

Este tópico irá conter temas com maturidade, que poderão chocar a moralidade da Europa Ocidental, pois os desenhos animados da era soviética não possuíam o pudor de países europeus como Portugal e França. Quando a União Soviética foi desintegrada, a Igreja Cristã ganhou poder na Rússia e mandou paus mandados incendiarem o estúdio de animação de Moscovo SoyusMultFilm, em nome de Deus! Irei falar disso mais adiante, com a devida indicação de fontes oficiais.

Muitos destes desenhos animados possuem obrigatoriamente teor político, mas eu tento sempre ser politicamente neutro.


The smile of Leonardo Da Vinci / (não sei o título russo...) - (Rússia, 1986)

Mas várias das animações serão apenas boas curta-metragens de temas pertinentes ao Xploited Fórum, haverá casos em que fugirei às temáticas, pelo aspecto insólito.

Podem verificar duas imagens com nudez (uma masculina e outra feminina) já nesta introdução. Eu não vejo este estilo de nudez em desenhos animados para crianças, como exploitation, mas sim como realismo de bom gosto. Existem diferenças culturais entre a Europa de Leste e a Europa Ocidental, mas pegar fogo ao estúdio em nome do deus cristão nos anos 1990, é fanatismo religioso da Idade Média.

Os canais de suporte para este tópico no You Tube e Daily Motion, com legendas em inglês são estes:

http://www.dailymotion.com/eus347
https://www.youtube.com/channel/UCUYmVzJGyzirq_eKlDGBzDA

Embora as animações sejam gratuitas em canais oficiais do You Tube, nesses canais elas não possuem legendas. Verifiquei que em canais, como o exemplo acima, o estúdio autoriza e recebe receitas publicitárias.


With the Night Came a little Rain / Со вечора дождик - (Rússia, 2009)

Alguns dos posts serão reciclados e actualizados, de coisas que escrevi noutros fóruns e alguns serão novos.
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1988
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: Cinema de animação da Europa de Leste

Mensagem por Zé da Adega em Seg Jun 08 2015, 06:13

Vou começar por aproveitar e actualizar um post antigo meu, com um filme russo premiado acerca de Portugal, com a música do Zeca Afonso (cantor de intervenção) "Canção de embalar", aqui cantada pela fadista Cristina Branco:

Isto ganhou um prémio no "15th Open Russian Festival of Animated Film" em 2010:

http://en.wikipedia.org/wiki/15th_Open_Russian_Festival_of_Animated_Film


Portuguese Lullaby from the series "Lullabies of the World", «Португальская колыбельная» из цикла «Колыбельные мира» (Portugalskaya kolybelnaya)




Versão do Zeca Afonso - Clicar para ver:
Canção de Embalar - Zeca Afonso


Possui uma introdução infantil pedagógica, falada em russo, em que se percebe "Vasco da Gama", "Fado" e "Port Vin" (vinho do Porto). mrgreen  Este exemplo é daqueles que fogem à temática do Xploited, mas como é acerca de Portugal...
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1988
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: Cinema de animação da Europa de Leste

Mensagem por Zé da Adega em Seg Jun 08 2015, 06:40



Several pages of the life of a ghost / Несколько страниц из жизни призрака - (Rússia, 1993)

Este clip foi carregado por mim há um mês atrás no Vimeo, com legendas CC em inglês (têm de carregar em CC para lê-las). Eu deliro completamente com isto:

Several pages of the life of a ghost (1993) - Intro from Clips do Zé on Vimeo.





Adaptação livre do conto gótico-satírico The Canterville Ghost, escrito em 1887 por Oscar Wilde.



Eu gostei bastante do visual, música e ambiente desta curta-metragem de animação em stop-motion.



Acho que isto é melhor do que O Estranho Mundo de Jack e trabalhos similares do Tim Burton, pela simples razão de eu não ter de aturar as palermices ridículas para putos, de canções, piadas e humor, para "agradar a gregos e troianos", e maximizar os lucros da indústria de cinema de Hollywood.

Aqui os russos vão directos ao assunto, e não estragam a atmosfera gótica e sombria, para tentar vender bilhetes à malta que vai ao cinema para ver comédia e se rir. Digo isto apesar do livro e filme já conterem o género comédia-sátira. Mas a sátira com cem anos não me aborrece.

Aqui não ponho as mãos no fogo... Eu gostei, mas não sei se a maioria do pessoal irá gostar...O filme não é comercial para agradar à maioria, e essa é a essência do cinema de animação de leste. Wink



Observação: O filme não está ainda disponível com legendas inglesas, no novo canal You Tube do Eus347. Os meus screenshots, legenda e clip foram obtidos do antigo canal dele que foi encerrado.

Conforme expliquei no cabeçalho deste tópico, os vídeos actuais dele estão (até agora) aprovados pelos estúdios. Mas houve um estúdio que não gostou do antigo canal dele. Se procurarem com o título original em cirílico encontram o filme no You Tube, mas sem as legendas não se percebe nada... Tentarei editar esta mensagem se der conta que já existe versão legendada no You Tube. (Não espreitei o canal dele no Daily Motion).

No âmbito da natureza deste tópico nem se coloca qualquer questão de pirataria, visto as animações serem gratuitas no You Tube, pelos próprios estúdios oficiais. O problema são mesmo as legendas, porque eu não falo russo, polaco, ucraniano, moldavo, estónio e afins... Sad
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1988
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: Cinema de animação da Europa de Leste

Mensagem por Zé da Adega em Seg Jun 08 2015, 07:06

Crianças do orfanato de Varsóvia assassinadas na câmara de gás de Treblinka



Título: "Please tell us a story, doctor", pela associação criativa "Ekran" em 1988.

Este desenho animado soviético de 1988, deixou-me logo intrigado quando o texto da introdução explica que:

"Na manhã de 5 de agosto de 1942, nazis sob o comando do Sturmbahnfuherh Hefke, das S.S. alemãs, irromperam pelo orfanato de Varsóvia, e ordenaram aos professores e crianças para uma marcha forçada a pé de 7 km, em direcção ao campo de extermínio de Treblinka."

Trata-se de uma pequena adaptação (muito incompleta em 27 minutos) de um conto infantil escrito pelo pediatra polaco Janusz Korczak.


Nascimento: 22 de Julho de 1878 Varsóvia , Polônia
Morte: 5 de agosto de 1942 (64 anos) Treblinka, Polônia
Ocupação: Médico, pedagogo, escritor, publicista, ativista social, oficial do Forças Armadas Polacas


Wikipédia em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Janusz_Korczak

Esta história verídica foi documentada pelo "Pianista" na sua auto-biografia escrita, mas não entrou no conhecido filme.

Este homem escolheu morrer na câmara de gás, no campo de extermínio nazi de Teblinka junto das crianças do seu orfanato, tendo abdicado de diversas oportunidades de se salvar.



Mas o desenho animado apenas faz uma homenagem ao autor na introdução e epílogo, trata-se da história de um dos contos infantis mais famosos, por ele publicado. Este conto "Rei Mateus I" é mais famoso que o "Peter Pan" na Polónia.

Várias imagens em spoiler, para não pesar o tópico:

Spoiler:


















Realmente este cinema de leste, seja ou não de animação, é uma coisa do "outro mundo", impensável na maioria dos países do mundo...

Wikipédia do conto infantil "Rei Mateus I": http://en.wikipedia.org/wiki/King_Matt_the_First



Notas: A história do desenho animado é apenas acerca de um conto do escritor e nada tem a ver com o genocídio nazi do escritor e das crianças do seu orfanato, no entanto é feita uma dedicatória e animação sobre a tragédia na introdução e no epílogo.

Animação, com legendas em inglês no canal do Eus347 no Daily Motion: (só tem 17 vizualizações e não compreendo como isto é possível, num trabalho desta categoria)
Spoiler:


Parte I: http://www.dailymotion.com/video/x26n0ci_please-tell-us-a-story-doctor-i-1988-89-rasskazhite-skazku-doktor-english-subtitles-ru-animation_shortfilms
Parte II: http://www.dailymotion.com/video/x26n13h_please-tell-us-a-story-doctor-2-1988-89-rasskazhite-skazku-doktor-english-subtitles-ru-animation_shortfilms
Parte III: http://www.dailymotion.com/video/x1pz8dk_please-tell-us-a-story-doctor-iii-part-i-ii-are-at-youtube-com-eus347-rasskazhite-skazku-doktor-3_shortfilms

Espero que seja permitido colocar este links no fórum. Caso não seja editem esta parte da mensagem e notifiquem-me em privado para não voltar a colocar links do Daily Motion. DE qualquer forma o Daily Motion é um site legítimo e respeitável e julgo que não haverá problema. Eu estou à vontade com o You Tube, mas com o Daily Motion não conheço as políticas dos fóruns. Embarassed
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1988
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: Cinema de animação da Europa de Leste

Mensagem por Zé da Adega em Seg Jun 08 2015, 08:00

Estúdio destruído pela Igreja Cristã, no início dos anos 1990, em nome do deus cristão



The collapse of the Soviet Union brought to a close the golden era of Soyuzmultfilm. New economic realities made it impossible for the government to support the studio any longer. In 1989, Soyuzmultfilm was made into a leased enterprise (expiring after 10 years) and forced into the capitalist marketplace.

Although the studio survived, it shrank dramatically, losing nearly 90% of its staff and releasing only a few films. One early misfortune happened when the Russian courts transferred the studio's puppet division building (in a legal decision involving many other buildings) to the Russian Orthodox Church. Before the animators could react to this turn of events, an Orthodox Cossack squadron, accompanied by religious locals, broke into the building with swords unsheathed for the purpose of exorcism and began throwing out the "satanic puppets animated with the blood of Christian babies".[5] No studio employees were allowed to come in and salvage any item, despite the presence of much expensive equipment and a whole library of puppets.[6]

The main reason for the collapse, however, was the studio's deliberate dismantling by the new top management and the illegal selling off of its assets for personal gain (see:[7] – in Russian). In 1992–1993, Sergei Skulyabin was elected president.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Soyuzmultfilm


Winnie The Pooh soviético ("Ursinho Puff"), contrário aos ensinamentos de Jesus Cristo das escrituras? Fogo nele em nome da religião!

Canal oficial do estúdio no You Tube: https://www.youtube.com/user/Soyuzmultfilm

EDIT: Em menos de dois meses ocorreram alterações e agora a colecção Soyuzmultfilm pertence a esta empresa:

https://www.youtube.com/user/ClassicCartoonsMedia (Fim do EDIT)

(é um dos tais canais que eu referi que não têm legendas inglesas, e por isso aconselho os canais do Eus347)

A Igreja não gosta de desenhos animados como este, porque é pecado apalpar o rabo à taberneira:

O Rei vai nú! (1990 - Rússia - Estúdios Soyuzmultfilm)



Célebre conto clássico de 1837, por Hans Christian Andersen O Rei vai nú!. No dialecto brasileiro chamam a isto de "A Roupa Nova do Rei". Desta vez e muito excepcionalmente os brasileiros até se portaram bem e traduziram correcta e literalmente o título original dinamarquês. Mas o título oficial português que eu aprendi em criança é O Rei vai nú!. Eu tinha um livro ilustrado deste conto. Wink

A imagem acima é a célebre cena em que a criança aponta o dedo e diz que o Rei vai nú!



No cinema da Europa de Leste não existe o pudor e puritanismo, que aflige o cinema "ocidental". Álcool, nudez e violência é aceite em filmes também destinados a crianças (e adultos). Um exemplo disto é a imagem acima, em que os "alfaiates" vigaristas apalpam a empregada da taberna.



Uma excelente adaptação, muito melhor que o livro ilustrado português que eu tinha em criança.


Última edição por Zé da Adega em Seg Jul 27 2015, 01:09, editado 1 vez(es)
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1988
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: Cinema de animação da Europa de Leste

Mensagem por Zé da Adega em Seg Jun 08 2015, 08:39

Antes de abordar a ficção científica (o meu género preferido), quero apresentar um trabalho insólito e muito antigo de 1959 acerca de galegos, castelhanos e mouros, para vossa comparação com as infantilidades do cinema de animação norte-americano (Walt Disney) da época. Aqui voltamos a ver um trabalho do tal estúdio Soyuzmultfilm, que foi destruído pela igreja ortodoxa russa. Este filme de animação retrata os mouros na Península Ibérica, da mesma forma que "A Lista de Schindler" retrata os judeus. Coloquei o link para a versão legendada no Daily Motion no final, e gostava que espreitassem aos menos os primeiros minutos, pois julgo que ficarão surpreendidos. scratch

A Lenda do Testamento do Mouro



Tenho aqui uma sugestão muito interessante, para os leitores do fórum, que por serem portugueses, estão aptos para julgar, avaliar e apreciar uma animação russa de 1959, acerca de um conto espanhol recolhido em Espanha, pelo muito famoso escritor norte-americano Washington Irving, autor do livro "The Legend of Sleepy Hollow" (A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça).



Esta animação é realística por mostrar a violência e injustiça da Espanha no tempo da Reconquista, que inclui pessoas condenadas à morte e tortura por ajudarem mouros.

Tecnicamente, a animação é semelhante aos clássicos de animação da Walt Disney.



O screenshot acima mostra que que este trabalho foi feito para comemorar o centenário da morte do escritor norte-americano.



O personagem chama-se Pedro Gil, e vem da Galícia porque é carregador de água. O Washington Irving explica no seu livro, que no sul de Espanha na região de Granada quando se queria água, chamava-se um Galego, da mesma forma que nos anos 1960 quando um francês queria uma criada, procurava uma portuguesa, passo a citar o original, escrito no séc. XIX:

Among the water-carriers who once resorted to this well, there was a sturdy, strong-backed, bandy-legged little fellow, named Pedro Gil, but called Peregil for shortness. Being a water-carrier, he was a Gallego, or native of Galicia, of course. Nature seems to have formed races of men, as she has of animals, for different kinds of drudgery. In France the shoeblacks are all Savoyards, the porters of hotels all Swiss, and in the days of hoops and hair-powder in England, no man could give the regular swing to a sedan-chair but a bog-trotting Irishman. So in Spain, the carriers of water and bearers of burdens are all sturdy little natives of Galicia. No man says, “Get me a porter,” but, “Call a Gallego.”




Alguns links:

Escritor: http://en.wikipedia.org/wiki/Washington_Irving
Livro original: http://ebooks.adelaide.edu.au/i/irving/washington/i72a/part29.html

Filme completo legendado em inglês no Daily Motion (clickem no ícone CC subtitles e escolhan EN): http://dai.ly/xrkwgj

O mais interessante nesta animação será o aspecto histórico e cultural ibérico.
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1988
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: Cinema de animação da Europa de Leste

Mensagem por Zé da Adega em Seg Jun 08 2015, 09:18

A Passagem*



Título original: Перевал
*Título português literal (não oficial): A Passagem
Data de lançamento: 1988 (URSS)
Realizador: Vladimir Tarasov
Género(s): Drama, Animação, Ficção CIentífica
Duração: 30 min
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0259499/
Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Pereval

Sinopse:

Adaptação cinematográfica da primeira parte do livro de ficção científica, de autoria de Kir Bulychyov, com argumento escrito pelo próprio, que concerne os sobreviventes de uma nave espacial despenhada. A acção começa 16 anos depois do acidente, quando um grupo de jovens, que nunca conheceu a Terra, monta uma expedição para alcançar as ruínas da nave, agora com níveis de radiação não-letais.

Opinião:

Se o cinema soviético já era uma coisa de outro mundo, então a animação soviética tem um conceito ainda muito mais alienígena do que a animação europeia, asiática e americana.



O título "Перевал" significa "A Passagem", no contexto de passagem de montanha. A transliteração do título, se substituirmos os caracteres círilicos por caracteres romanos, fica "Pereval". Este filme é bastante poderoso, dramático e filosófico, no verdadeiro espírito da ficção científica pura e dura.

Uma nave espacial despenhou-se num planeta com condições difíceis. Devido a uma fuga de radioactividade, a tripulação abandonou a nave. 16 anos mais tarde as crianças da altura, agora crescidas, montam uma expedição para alcançar a nave. O personagem Oleg encontra a sua cabine, com o seu biberão meio cheio com leite congelado, do dia da evacuação 16 anos antes...

Esta animação é bastante sombria e depressiva, não é para crianças, pois não entenderão o drama envolvido. É animação para adultos, mas não é estilo animé/hentai japonês e também não é estilo comédia ocidental (The Simpsons, Futurama e Schrek). Isto é mesmo um 3º pólo de cinema de animação.

Por acaso acho bastante credível a noção dos cientistas velhos que tentam transmitir conhecimento às crianças que cresceram em condições apocalípticas.

Gosto da parte em que um dos velhotes pede aos rapazes para trazerem tabaco, se encontrarem; da cena em que outro velhote encontra um cantil com Conhaque; da cena em que os miúdos provam latas de leite condensado e sardinhas em conserva, sem saberem o que são; da narração quando o Oleg entra na cabine de quando ele era bebé.

Esta curta-metragem acerta em cheio, no estilo sci-fi de que eu gosto. Afinal a nave espacial, que se despenhou, estava em missão científica, com cientistas e família a bordo. Nada de macacadas de militares (2001 - Odisseia no Espaço), banksters (Alien) ou psicopatas labregos (Walking Dead), aqui existe uma situação pós-apocalíptica com cientistas inteligentes, com comportamento humano, natural e credível. Very Happy  study  thumbsup

Na tradução para português do wikipédia russo, diz lá que este desenho animado teve colaboração de 2 doutorados: O Professor Doutor Kir Bulychev da área de História, e o Professor Doutor Anatoly Fomenko das áreas de Física e Matemática.

"Oleg tinha olhado para a fotografia mil vezes. O pai e a mãe, ambos jovens e radiantes. O pai vestido com o seu uniforme, e a mãe com um vestido sem mangas...chamam-lhe "sarafan". Oleg não existia nessa altura...Vinte anos antes Oleg não existia...mas quinze anos antes ele já existia."

Versão completa no You Tube, sem legendas (só para terem uma ideia, pois a intro e música são muito bonitas):



Observação: Quando vi este filme, e escrevi originalmente o texto anterior, existia uma versão legendada no You Tube, pelo Paul que já morreu. O Paul era um cinéfilo inglês amante do cinema soviético do género fantástico (igual a mim). Voltamos a ter o problema do filme estar no You Tube e não existirem legendas. Vou ver se guardei as legendas inglesas do Paul e tentar falar com um dos gajos russos que têm o filme no You Tube, para ver se eles carregam o srt das legendas, mas não prometo nada... Crying or Very sad
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1988
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: Cinema de animação da Europa de Leste

Mensagem por Zé da Adega em Seg Jun 08 2015, 09:24

Espelho para o passado / Зеркало времени (1976 - Estúdio russo Soyuzmultfilm)



Spoiler:
Espelho para o passado (ou espelho no tempo) é uma curta-metragem fenomenal de 9 minutos, do género ficção científica de sub-classe filosófica, ao nível do Cosmos do Carl Sagan.

Este trabalho utiliza diferentes técnicas de animação, com grande originalidade e qualidade. O conteúdo é variado e inclui uma explicação científica para um fenómeno atmosférico histórico, no qual a luz da batalha napoleónica de Waterloo foi reflectida na ionosfera e vista nos céus da Europa de Leste.



A igreja tentou logo usar o fenómeno em seu proveito para impôr "mind-control" sobre o povo, mas depois os historiadores e cientistas explicaram o fenómeno raro.



A animação recorre a filmagens de avião do filme Guerra e Paz, dos 120.000 soldados do exército vermelho a encenar uma outra batalha napoleónica, para tentar reconstituir o fenómeno.

Este pequeno tema era desconhecido por mim e faz-me lembrar o "Efeito Tunguska" da série Cosmos do Sagan (quando ele soluciona o mistério explciando que foi um cometa).



Existe uma animação interessante, em "first person view", quando é referido o livro do Mark Twain , que me fez lembrar os jogos de PC 1988-1994:











O tema central do filme é uma especulação da ficção científica, acerca da possibilidade de interceptar a luz emitida pela Terra no passado, para poder ver imagens do passado.



Eu gostei! thumbsup

Acho que vale a pena espreitar isto! Very Happy

Versão legendada em inglês no Daily Motion, que tal como o You Tube, também possui um botãozinho para activar legendas:

http://www.dailymotion.com/video/xzkghf_mirror-to-the-past-1976-zerkalo-vremeni-russian-animation-english-subs_shortfilms

Ficha técnica em russo: http://www.kinopoisk.ru/film/465045/


Última edição por Zé da Adega em Sab Jul 25 2015, 01:29, editado 1 vez(es)
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1988
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: Cinema de animação da Europa de Leste

Mensagem por Zé da Adega em Sab Jul 25 2015, 01:23

The nymph Salamacis 1992 Нимфа Салмака - Animação russa com nudez acerca de ninfas



Animation directed by Anatoly Petrov. Third of a series of 4 with Eros & Aphrodite Mythological stories. Unique in Russian animation history for their more or less soft erotic content & the experimental use of 2 dimensional handcrafted cell animation means to reach 3 dimensional effects.



Curta-metragem com 10 minutos, de carácter pedagógico e educativo, com sexualidade e nudez, acerca de ninfas da mitologia clássica grega, criada pelo famoso estúdio russo Soyusmultfilm em 1992.

Este trabalho de qualidade não deve ser equiparado ao erotismo japonês Hentai de exploitation.



Um aspecto pedagógico e educativo é a explicação mitológica histórica para o conceito de hemafrodita, que surge na imagem acima e que não se trata de um transsexual (vulgo "She-male") ou do homem-besta da imagem seguinte:



Resposta ao meu comentário no You Tube, pelo Eus347, especialista em animação russa, e autor de legendas

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=6LmWbxmRojk

The puppet division was located in a separate building from the main division,in what had been a church. After the collaps of the soviet Union the orthodox religious authorities wanted their church back. It went to court but processes about it dragged and dragged, untill there was a band of cossacks that didn't want to wait anymore and took the building back by force.



Russians have vices enough, like impatience, alcohol abuse, revengefullness, but their sexual morality is quite prude. You could even say that thse animations are more about the celebration and enjoyment of the human body and human nature, then to stimulate lust and desire. That celebration is an aspect of ancient greek culture. Like for instance in the original greek olympic games, the contestants were naked and rubbed in with oil, and that was just for the beauty of how that looked. You see that also in the ancient greek statues. Their nakedness serves beauty more then eroticm.



The maker, Anatoly Petrov, was at first hand in the same way, more obsessed with how he could reache a 3 dimensional effect with cell-animation means. For each animated figure he drew 2 layers of animations that, layed over each other caused the 3 d effect. It meant he drew the double amount of drawings, and they had to be extremely precise because they had t fit together. He was soyuzmultfilm most gifted ( & fast drawing!) animator, and the only one that could pull this of. Because of the upcoming computer generated 3 d effect possibilities, the other soyuzmultfilm artists called his technique a dead end street.



But like the greatest Russian animationmakers, like Alexandr Petrov, Youri Norstein, Valentin Olshvang, Anatoly was a firm believer in handcafted animation art. By the way, the animations were made for the Soyuzmultfilm main division, not the puppet division. PS I'll gladly add portuguese subs, when they are made! Just link them in a comment like Yefren often does or mail me about it!



Agradeço a resposta do Eus347 ao meu comentário no You Tube, e quando tiver tempo, e depois de ver as outras três curta-metragens relacionadas, terei algumas questões que lhe irei colocar:

A) Isto passava em horário infantil na Rússia?
B) Esclarecimento acerca da atitude da igreja cristã ortodoxa, perante a moralidade do estúdio Souyuzmultfilm.
C) Pedido de sites em russo com artigos relevantes acerca do estúdio.



Versão (não-oficial) no You Tube, com legendas em inglês e espanhol:



Nota: Editei totalmente este post.
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1988
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: Cinema de animação da Europa de Leste

Mensagem por Zé da Adega em Dom Jul 26 2015, 23:33

Polyphemus, Acis and Galatea / Полифем, Акид и Галатея (1996)



Uma das razões porque adoro este estilo de cinema russo, é o respeito mínimo pela história original, livre de intelectualismos ou fórmulas comerciais com enredo repetitivo previsível (que atropela o material original). E por isso, é com uma grande pinta que utilizo a sinopse acerca da obra de Ovídio, publicada no ano 8 D.C. para a curta-metragem de 1996.



Galateia é uma ninfa imortal do mar que andava em uma carruagem puxada por golfinhos. Certo dia, Galateia se apaixona pelo pastor Ácis. Quando estes estavam se amando, o ciclope Polifemo, que amava Galateia flagrou-os, Ácis começou a fugir, mas o ciclope esmagou-o, a ninfa transforma o sangue do amado no rio Ácis (ou Ácio).



Galateia é uma divindade marítima, filha de Nereu e Dóris. Essa nereida, cujo nome significa a donzela branca, vivia nas costas da Sicília. Passava seu tempo brincando nas ondas do mar. Um dia a jovem foi vista por Polifemo, que se apaixonou por ela. Este era um dos temíveis e monstruosos cíclopes, gigantes de um só olho, que habitavam aquela ilha.



Galateia, porém, era enamorada do belo Ácis, filho do deus Pã e de uma ninfa. Um dia, quando a nereida repousava com seu amante junto ao mar, ambos foram vistos por Polifemo. Este perseguiu Ácis e terminou por esmagá-lo com uma enorme rocha. Galateia reviveu seu amado convertendo-o em um rio de águas límpidas, apelando para a mãe deste, uma ninfa dos rios. Em seguida, lançou-se ao mar, indo viver nas ondas que tocam as areias com suas espumas brancas, sem retornar à terra.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Galateia

Quarto e último filme do mestre de animação russa Anatoly Alexandre Petrov, dedicado à deusa Afrodite e ao seu filho o deus Eros, curta-metragem de 17 minutos.

Andei a pesquisar o conto original com dois mil anos, em várias línguas, no Wikipédia. Aprendi coisas muito interessantes tais como a diferença entre um fauno (mitologia romana) e um sátiro (mitologia grega), neste filme iremos ver a representação formal de um sátiro, que ao contrário de um fauno não tem pés de bode, conforme este prato grego, datado de 520-500 a.c.:



E aqui está ele neste filme:



A nível de liberdade, avanço e coragem em termos morais do cinema russo, pelos quais possuo enorme admiração (chamem-lhe falta de pudor se quiserem), o destaque neste filme irá para a cena de sexo, em que Galateia será apanhada em flagrante pelo ciclope, devido ao realismo da animação dos movimentos os amantes, algo que não será visível na imagem seguinte e será necessário ver a animação:



Nota: Eu estou a escrever e editar estes posts acerca da obra do Petrov aos poucos, e por agora fico-me por aqui, com este texto incompleto.

Filme com legendas: https://www.youtube.com/watch?v=t3gvHfmPqtI

(Existe uma versão de melhor qualidade no canal oficial do estúdio Soyuzmultfilm, mas não tem legendas. Aliás é surge o link oficial automaticamente, ao início da versão legendada do Eus347.
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1988
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: Cinema de animação da Europa de Leste

Mensagem por Zé da Adega em Seg Jul 27 2015, 03:55

Polygon (Russian: Полигон, The Shooting range) is a 1977 Soviet animation science fiction short film.



Wikipédia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Polygon_%28film%29

Ando a descobrir as obras do mestre russo Anatoly Petrov, e trago aqui uma butalidade de ficção científica militar, com profundidade filosófica, política e social, aliada ao bónus de uma cinematografia pioneira e premiada.



The plot is based on an anti-war military science fiction story by Sever Gansovsky.

In the not-too-distant future a scientist from a military great power wants revenge for his son (who was a soldier KIA during war) and thus invents a weapon capable of ending the conflict - an automated mind-reading tank that detects and reacts to human feelings of hostility and fear. After his revenge successfully takes place (as the tank destroys a number of generals responsible for the loss of his son) he himself falls victim to his own creation.

The film has an open ending.



A banda sonora foi composta pelo grande Paul Muriat, num arranjo que ele preparou a partir do seu já existente êxito "El Bimbo", que podemos ver aqui cantado pela voz da Gigliola Cinquetti:



Acabei de ver pela primeira vez esta curta-metragem, e agora não tenho tempo de escrever um texto decente, por isso para já fica este post incompleto como chamada de atenção.



Versão com legendas em inglês: https://www.youtube.com/watch?v=4u8OiiTYubM
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1988
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: Cinema de animação da Europa de Leste

Mensagem por Zé da Adega em Qui Ago 20 2015, 14:53

Dom Quixote em 1987, pela famosa "Divisão Fantoche" da SoyuzMultFilm



Meus amigos, isto é brutal! Este estúdio não pára de me surpreender pela positiva!

O "EUS347" carregou isto há dois dias, e ainda não vi tudo (são 20 minutos). Ele explica lá que a edição americana envolveu corrupção russa, em esquemas sinistros para prejudicar o estúdio.



Fiz este excerto espectacular:



Pedi ao "EUS347" (O perito mundial em animação russa) para me indicar umas fontes acerca da corrupção, para eu aprender mais, já que é a primeira vez que tomo conhecimento disso. Aqui está o filme completo no canal dele (ainda só tem 2 visualizações):



Leiam o texto que ele escreveu...



Eu adorei isto a nível estético, musical, artístico, histórico, etc. Ainda não vi tudo, mas vim logo fazer esta apresentação... Smile
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1988
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: Cinema de animação da Europa de Leste

Mensagem por Zé da Adega em Sab Set 17 2016, 06:30

Tópico III acerca do filme  "Polygon" (Russo: Полигон, Versão Americana: The Shooting range) de 1977

EDIT: Apaguei o vídeo da guerra colonial portuguesa, porque não ficava bem aqui.

Eu não sei até que ponto esta curta metragem de animação tenha a ver com o colonialismo de Portugal. À primeira vista isto lida com futurismo e ficção científica, com os devidos perigos da Inteligência Artificial. Mas obviamente era Portugal que tinha colónias em África nos anos 1970 e nessa época o governo soviético fornecia armas à resistência africana para combater as tropas coloniais portuguesas.

Criei um trailer musical do filme de animação, onde chamo a atenção para a qualidade artística visual do desenho animado, bem como para o teor adulto de enorme maturidade, drama, filosofia e intervenção, que não tem mesmo nada a ver com a ficção científica infanto-juvenil do cinema "mainstream".


Conteúdo patrocinado

Re: Cinema de animação da Europa de Leste

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Qui Dez 14 2017, 02:12