Forum de cinema fantástico.


Wilczyca (1983) - Marek Piestrak

Compartilhe
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1989
Data de inscrição : 26/12/2014

Wilczyca (1983) - Marek Piestrak

Mensagem por Zé da Adega em Ter Maio 12 2015, 16:15

Observação: Escrevi este texto em 2013. Este é o melhor filme de lobisomens que conheço por ser passado na Europa do antigamente. Os filmes norte-americanos de lobisomens falham por meterem lá putos com calças de ganga e aqui não existe esse problema.  

Wilczyca



Título original (polaco): Wilczyca
País(es) de origem: Polónia
Data de lançamento: 11 de Abril de 1983 (Polónia)
Realizador: Marek Piestrak
Género(s): Terror / Ficção histórica
Duração: 98 min

IMDB / Wikipedia (versão polaca)


 


Sinopse

Adaptação cinematográfica do livro Wadera, escrito em 1977 por Jerzy Gierałtowski.

Essencialmente uma história acerca de lobisomens, situada na Polónia rural no ano de 1848.



Opinião

Lobisomens no cinema de leste

 

Um filme muito interessante de que gostei bastante... Não será nenhuma obra-prima nem nada que se pareça, é apenas um filme modesto e humilde, com uma execução simples, mas acontece ser o melhor filme acerca de lobisomens que já vi.

Em criança e adolescente vi todos os filmes de lobisomens que pude, na RTP e clube de vídeo, e todos foram uma desilusão, era este Wilczyca o conceito de filme que eu teria adorado em criança. Teria ficado completamente assustado (o objectivo era esse), porque isto é mesmo terror.

Criei este clip no You Tube de uma cena com atmosfera assustadora:



Em adulto, um filme de terror já não me assusta (O Leptirica chegou perto, por ter lido antes que tinha morrido um espectador, não pelo filme em si), mas adorei a atmosfera e ambiente, bem patente neste video anterior. O homem sobe as escadas de uma genuína casa antiga, com uma vela numa mão e pistola na outra. Está lá mesmo um lobisomem dentro do quarto...o cinema de leste, em geral, é original e não usa clichés e fórmulas de Hollywood. Ou seja num filme de Hollywood seria um falso alarme, e dentro do quarto estaria apenas um gato eriçado, ou algo assim.

 

O realizador Marek Piestrak é o mesmo do filme de ficção científica Test pilota Pirxa (1979). Fiz uma crítica recentemente a esse filme (aqui no fórum xploited).

Apesar da sua execução fraca e rudimentar a nível técnico e artístico, o Wilczyca com os seus poucos meios e reduzido número de actores, recorre a algumas filmagens em palacetes e outros locais autênticos, e é um filme com algum requinte, que engloba também o género ficção histórica.

 

Outro clip que criei, para acompanhar esta crítica, mostra uma bala de prata a ser fundida, banhada com água benta, e o símbolo da cruz a ser gravado de lado. Na segunda parte, vemos todo o procedimento da pistola a ser carregada.

Escolhi esta cena porque é aqui que está a grande diferença entre o cinema de leste e o cinema ocidental, pelo menos na minha opinião. Houve aqui todo um cuidado e profissionalismo a nível técnico e histórico.



Irei dar uma nota fraca (6/10) a este filme, apesar de ter gostado muito dele e de achar que é o melhor filme de lobisomens que existe, mas a qualidade geral é apenas 6/10. Provavelmente quem não se interessar por estes temas e ambientes sobrenaturais, não irá gostar do filme. Mas acho que é um filme obrigatório, com uma boa história que também está bem contada, para quem se interessar por este estilo de histórias. Este filme está mais próximo da literatura clássica do fantástico, do que dos conceitos de Hollywood.

 

A minha classificação: 6/10
avatar
pmcordeiro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 13184
Pontos : 16751
Data de inscrição : 26/01/2009
Idade : 43
Localização : 112 Ocean Avenue

Re: Wilczyca (1983) - Marek Piestrak

Mensagem por pmcordeiro em Ter Maio 12 2015, 19:01

Muito interessante a tua opinião acerca de este ser o melhor filme de lobisomens de sempre. Não vi o filme que falas aqui mas fiquei curioso. Mas duvido muito que seja mesmo o melhor filme de sempre. Very Happy

Por acaso já viste o Dog Soldiers, ou o Ginger Snaps, ou mesmo o recente Wer?

Já para nem falar do óbvio American Werewolf in London. Very Happy

São grandes filmes de lobisomens na minha opinião e quase de certeza bastante melhores que esse Wilczyca. Claro que já vi que és grande fã do cinema de leste e provavelmente nem ligas muito a estes filmes que falei, mas o melhor filme?? Tou em choque...  bash  

Tou a brincar, não me leves a mal. Very Happy


_________________
*Efeitos Secundários: Coleccionar dvd's pode causar sérios danos á sua carteira.
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1989
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: Wilczyca (1983) - Marek Piestrak

Mensagem por Zé da Adega em Ter Maio 12 2015, 19:25

pmcordeiro,

Comentário muito inteligente que escreveste!

Mas eu sou um "gajo da pesada" no que toca a filmes de lobisomens.

Esse "Dog Soldiers" é realmente o único filme de lobisomens do séc. XXI que me impressionou e até sou gajo para criar um tópico acerca do filme. Basicamente o "Dog Soldiers" tenta recriar a atmosfera da vivenda barricada da Noite dos Mortos Vivos do Romero. Gostei do filme por causa disso e não por ser acerca de lobisomens.

O "Lobisomem Americano em Londres" é excelente e um dos melhores. A cena de ataque na Escócia rural meteu-me medo em criança.

Este "Wilczyca" é mais potente do que esses dois, por ser passado no antigamente, à luz das velas (não existem miúdos com calças de ganga da Levis), porque era antigamente que existiam lendas de lobisomens, na Europa rural.

Eu aluguei todos os filmes de lobisomens dos clubes de video nos anos 80 e 90.

"O segredo da bala de prata" é um filme infantil e os "Howling" são filmes infantis+eróticos. A série de filmes Howling tinha dois alvos: a) Crianças com 8 anos que queriam assustar-se com lobisomens; b) miúdos com 12 ou 13 anos que queriam ver as mulheres nuas.

Este "Loba" polaco (Wilczyca significa Loba) é um filme da categoria do Dog Soldiers e Lobisomem Americano em Londres. Mas se eu o tivesse visto com 10 anos tinha feito STOP na cassete durante o primeiro clip que mostrei acima, por ter muito medo... pale

Acho que existe uma versão (cassete VHS) no You Tube, com legendas inglesas.

EDIT: O meu fascínio por este filme polaco não tem nada a ver com o meu gosto de filmes de leste, mas sim por ser um filme de lobisomens passado no antigamente, na noite, à luz da velas. Eu já em criança nos anos 80 tinha vontade de ver um filme de lobisomens no antigamente e não existia nenhum...

Outra vantagem deste filme é que não é infantil, e um adulto pode ver bem porque tem uma história interessante.

PS: O Ginger Snaps e Wer não conheço...

Conteúdo patrocinado

Re: Wilczyca (1983) - Marek Piestrak

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Sex Dez 15 2017, 21:35