Forum de cinema fantástico.


Konec srpna v hotelu Ozón (1966) - Jan Schmidt

Compartilhe
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1907
Data de inscrição : 26/12/2014

Konec srpna v hotelu Ozón (1966) - Jan Schmidt

Mensagem por Zé da Adega em Dom Maio 10 2015, 19:58

Observação: As minhas críticas de cinema mais velhinhas são as melhores!  Very Happy Desta feita trago um texto meu de 2012 acerca de um filme pós-apocalíptico na Europa de 2016, 50 anos após a 3ª Guerra Mundial em 1966!  thumbsup

O filme é bastante bom e um dos poucos filmes pós-apocalípticos feitos com qualidade e seriedade. Contém uma pequena cena de nudez (normal no cinema da Checoslováquia nos anos 60) mas não existe aqui qualquer tipo de exploitation.

O meu texto seguinte não foi todo escrito na mesma altura, pois em 2012 ainda nem sabia criar excertos de filmes no You Tube, mas mais tarde criei mesmo excertos e coloquei imagens históricas, mas agora vou condensar os três tópicos num só.

Konec srpna v hotelu Ozón / The End of August at the Hotel Ozone



Ficção Científica/Drama (77 min)

Data de Estreia:
1966 (Checoslováquia)
Realização: Jan Schmidt
Actores/ Actrizes Principais: Beta Ponicanová e Ondrej Jariabek.

Resumo:
4 décadas após o holocausto nuclear da 3ª guerra mundial, um grupo de raparigas, vagueia pelo campo europeu, de vila em vila, à procura de outros sobreviventes. Este grupo de 7 raparigas é guiado por uma anciã, ex-militar, que é a única que conheceu o "mundo velho", onde existiam cinemas e comboios...

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0061879

Ora bem, encontrei esta preciosidade obscura, numa listagem do Top 100 "Filmes Apocalípticos" do IMBD, com elevada classificação, e tendo apenas comentários positivos, resolvi por isso divulgar a existência deste filme de 1966, do tempo da guerra fria, que foi produzido do outro lado da cortina de ferro, e por isso as regras de censura de Hollywood, em vigor nos anos 60, não se aplicam neste filme, e é nesta premissa, do ponto de vista histórico, que reside a riqueza do filme.

Mas antes de mais nada, tirei alguns screenshots:









Como podem constatar nas imagens, a fotografia a preto e branco, foi uma boa escolha, pois o filme tem uma excelente imagem/fotografia, mesmo do ponto de vista do ano 2012.

Este filme é completamente diferente do que foi feito até hoje, acerca do tema, essencialmente lida com o fim da última geração que testemunhou o mundo antes da guerra, e a passagem de bandeira para a geração mais nova, selvagem, primitiva, não civilizada, que só conheceu o holocausto, no fundo o final dos últimos vestígios da civilização moderna.

O Hotel Ozon, a que se refere o título do filme, é onde o grupo de mulheres encontra um homem velhote, a viver sózinho à muitos anos, que viu a sua família a morrer com leucemia, e que fica encantado quando chegam as mulheres.

As raparigas selvagens atiram granadas para o rio, para pescar peixe, e ao jantar, enquanto elas comem o peixe com as mãos e limpam a gordura à roupa, o velhote sentado à cabeçeira da mesa, com o seu melhor fato e gravata, levanta-se para servir café à anciã, nos últimos vestígios da civilização prestes a extinguir-se... (foi uma das imagens que postei)

Este tipo de cinema destoa por completo com o que se fazia, nesta época no ocidente, as actrizes são totalmente credíveis, sem recurso a duplos, montam a cavalo, matam uma vaca, mexem em cobras, estão sujas, por vezes parece mais um documentário, de tão realista.

Foi utilizada uma vila fantasma (em ruínas) real, cujos habitantes alemães originais foram deportados pelos soviéticos, e por isso a relva a crescer nos trilhos de comboio é genuína...

Como conclusão, quero apenas dizer, que não sendo um grande filme, é uma curiosidade da história do cinema, que não deve ser esquecida, e um exemplo interessante de cinema completamente antagónico ao ocidental. Não é um filme que queira recomendar que vejam, mas sim que tenham conhecimento da existência dele, apenas isso...

Parte II (Curiosidades)

O filme foi filmado numa cidade-fantasma evacuada pelo exército vermelho na guerra fria, chamada Doupov:

Foto aérea de Doupov, em 1952:



Foto aérea de Doupov, em 2007:



Montagem, comparando uma imagem do filme, com fotos anteriores, julgo que antes do abandono e crescimento da vegetação (não percebi bem a tradução do google):




Fonte: http://www.zanikleobce.cz/index.php?obec=14

Hehehe, a verdadeira vila do Apocalipse, aqui o artigo genuíno com o mato a crescer, por entre as ruínas, faz-me lembrar o episódio "Two", do Twilight Zone.  cheers

Parte III - Vídeos

Ontem voltei a rever este filme, e gostei bastante de o fazer. Manteve o forte impacto comovente, envolvente e depressivo à segunda vez. (...)Quero apenas acrescentar nesta mensagem dois clips que carreguei agora no You Tube, legendados em inglês.

Esta cena surge após os créditos iniciais, e enquadra o filme mais ao menos no tempo em que nós vivemos agora, cerca de 50 anos após a Europa ter sido devastada numa guerra nuclear em 1966:



Nesta segunda cena, as mulheres encontram o velhote sozinho no hotel Ozon:



Como referência dou 85% de classificação a este filme. Basketball
avatar
Beyond The Grave
Undead
Undead

Número de Mensagens : 244
Pontos : 1142
Data de inscrição : 06/04/2015
Idade : 32
Localização : Chipping Campden/UK

Re: Konec srpna v hotelu Ozón (1966) - Jan Schmidt

Mensagem por Beyond The Grave em Dom Maio 10 2015, 20:01

Adoro filmes pós-apocalípticos este parece-me interessante, vou juntar a lista de 1000 filmes que ainda tenho que ver este ano lol
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1907
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: Konec srpna v hotelu Ozón (1966) - Jan Schmidt

Mensagem por Zé da Adega em Dom Maio 10 2015, 20:37

Beyond The Grave escreveu:Adoro filmes pós-apocalípticos este parece-me interessante, vou juntar a lista de 1000 filmes que ainda tenho que ver este ano lol

Coloca "As Cartas do Homem Morto" na tua lista também!

http://xploitedforum.vampire-legend.net/t2421-as-cartas-do-homem-morto-1986-k-lopushansky?highlight=cartas

É um filme russo de 1985 exibido e premiado em Portugal durante a guerra fria. Também já falei aqui de filmes apocalípticos australianos, norte-americanos, etc.

Eu não gosto muito de filmes de karaté e porrada estilo "Cyborgue" com o Van Damme.

Alguns exemplos de excertos de filmes apocalípticos obscuros ocidentais que criei no meu canal do You Tube (coloquei link imdb na descrição no YT):
Spoiler:









Nota: Editei esta mensagem.
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1907
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: Konec srpna v hotelu Ozón (1966) - Jan Schmidt

Mensagem por Zé da Adega em Ter Maio 12 2015, 21:29

Carreguei agora no Vimeo, a introdução do episódio "Two" da série original "The Twilight Zone", do qual falei na minha análise ao filme checoslovaco deste tópico.

Neste episódio brilhante, existem apenas dois actores... O famoso Charles Bronson que desempenha o papel de soldado norte-americano, e a Elizabeth Montgomery famosa por ser bruxinha na série "Casei com uma feiticeira", que aqui desempenha uma mulher-soldado soviética do Exército Vermelho.

O mundo acabou numa guerra atómica, e a mulher-soldado soviética tem ganchos para o cabelo dentro do coldre, em vez de uma pistola. mas o Charles Bronson não sabe disso. Very Happy

The Twilight Zone : "Two" (Intro scene) from Clips do Zé on Vimeo.



Nos anos 80 eu adorava ver esta série na RTP 2, alguém mais gosta disto? Se calhar posso criar um tópico se houver interesse... Wink

Conteúdo patrocinado

Re: Konec srpna v hotelu Ozón (1966) - Jan Schmidt

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Dom Set 24 2017, 07:47