Forum de cinema fantástico.


A Bela e o Monstro* / Panna a netvor (1978) - Juraj Herz

Compartilhe
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1937
Data de inscrição : 26/12/2014

A Bela e o Monstro* / Panna a netvor (1978) - Juraj Herz

Mensagem por Zé da Adega em Sex Abr 17 2015, 11:15

(Observação: Crítica escrita por mim originalmente em Abril de 2013 no DVD Mania.)

A Bela e o Monstro*



Drama/Romance/Fantasia (83 min) - Título Original: "Panna a netvor"
*Título português literal (não oficial). Contactar a organização do Fantasporto, para obter o título oficial português.

Data de Estreia: 1978 (Checoslováquia) / 1982 (Festival Fantasporto - Portugal)
Realização: Juraj Herz

Sinopse:
Considerada por muitos a adaptação cinematográfica mais fiel ao conto de fadas clássico, A Bela e O Monstro do séc. XVIII, em tom sombrio e gótico. Premiado em Portugal e na Catalunha.

imdb: http://www.imdb.com/title/tt0078054/

wiki: http://cs.wikipedia.org/wiki/Panna_a_netvor

Excerto:



Opinião:

Adorei este filme maravilhoso, tive a felicidade de nunca ter visto as "adaptações" ocidentais. O título A Bela e o Monstro é conhecido de todos, mas tal como muitos eu nunca li o conto. Segundo a minha pesquisa, esta é a adaptação mais fiel da história.



O filme é verdadeiramente belíssimo, e a palavra de ordem é GÓTICO... Gótico escrito sublinhado, em negrito e com letras maiúsculas! Gótico pode significar 1001 coisas diferentes.. No estilo e música pode ser a rapaziada das matinés da velha discoteca Jukebox, ou a geração do gothic-metal, e claro o som do sinistro orgão de igreja... Gótico na literatura podem ser os clássicos de Edgar Alan Poe ou do Nikolai Gogol...mas também a Entrevista com o Vampiro de Anne Rice...Gótico no cinema pode ser o filme musical Fanstasma da Ópera de Andrew Lloyd Webner...e assim por diante...Gótico é a palavra de ordem neste filme... na música, no visual, no guarda-roupa, na atmosfera, etc.



Isto é cinema soviético, como prova a imagem seguinte, que foi filmada pelo próprio cameraman, no papel do Monstro a segurar um castiçal, em aproximação da Bela:



A Checoslováquia fazia então parte do Bloco de Leste, membro do Pacto de Varsóvia. Estes países europeus, ainda que não fossem repúblicas soviéticas, tinham o estilo de cinema soviético. Os filmes tinham qualidade extrema, feitos com gosto e dedicação, segundo a oficial orientação e doutrina soviética de realismo cinematográfico.



Segundo li, o realizador pretendia construir um castelo inteiro, para filmar o filme (realismo soviético), mas deparou-se com problemas de orçamento para tal.



Hollywood estropiou os clássicos de literatura góticos, como o Drácula e Frankenstein, pelo menos até aos anos 1990. Eu li esses livros e não são livros de terror. São obras primas da Literatura do séc. XIX, são romances... O Francis Ford Coppola rectificou o problema na década de 90. No cinema soviético, este tipo de estropiamento cinematográfico de obras literárias não era admissível, existia respeito...



Enquadrado no cinema soviético, este filme não é nenhuma obra-prima, é apenas um filme médio (mas bom). Já olhando apenas para o cinema ocidental em 1978 (EUA, Ásia e Europa-NATO), este pequeno filme checoslovaco rebenta completamente com a escala. Pelo menos na minha opinião e dentro do tema da literatura gótica.



Um filme a não perder para quem gosta deste temas e ambientes dos sécs. XVIII e XIX.



Excerto feito por mim no You Tube:



O excerto acima é genuinamente a cinematografia com a estética mais "gótica" que já vi na minha vida, que me deixa completamente encantado e fascinado.
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1937
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: A Bela e o Monstro* / Panna a netvor (1978) - Juraj Herz

Mensagem por Zé da Adega em Sab Jun 06 2015, 05:47


Petr Hapka em 2010

Petr Hapka (13 May 1944 – 25 November 2014[1]) was a Czech composer, one of the most significant composers of Czech film music scores.[2] He is known for his collaborations with the lyricist Michal Horáček.[3]

Teledisco oficial, com imagens deste filme e o falecido Petr Hapka ao piano:  thumbsup

avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1937
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: A Bela e o Monstro* / Panna a netvor (1978) - Juraj Herz

Mensagem por Zé da Adega em Sab Jun 06 2015, 05:58

Comentário pessoal:

Gostei da pinta do compositor/pianista na fotografia do Wikipédia, a beber cervejas! Aliás, adorei! rotfl (Só espero que aquilo não seja cidra de maçã, caso contrário estarei a dar barraca  No )

https://en.wikipedia.org/wiki/Petr_Hapka
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1937
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: A Bela e o Monstro* / Panna a netvor (1978) - Juraj Herz

Mensagem por Zé da Adega em Sex Maio 26 2017, 02:49

Poesia audiovisual

Planeava criar o meu primeiro trailer musical, já que quando criei o tópico apenas sabia criar excertos e ainda não tinha o editor Movie Maker, mas deparei-me com o mesmo problema ou dilema artístico do Conan The Barbarian...

Ambos os filmes são uma espécie de elite e nata da poesia cinematográfica audiovisual, cada um à sua maneira. Quando criei o meu recente trailer musical para o Conan, mesmo usando as belíssimas músicas originais do filme, senti que estava a conspurcar uma obra-prima sinfónica que possuía música ajustada a cada movimento dos actores.

O Conan é um filme bastante conhecido em Portugal e no fórum, de modo que não houve problema, pois os leitores já conhecem bem a famosa sincronização musical desse filme, que é ainda melhor do que uma Ópera ou Sinfonia, por usar a riqueza da 7ª Arte.

Mas "A Bela e O Monstro" do bloco soviético não é conhecida em Portugal, de modo que se eu criasse um trailer musical, mesmo usando as músicas originais do filme, poderiam julgar que eu estaria a embelezar musical e poeticamente este filme (quando na verdade até estaria a conspurcar o filme, como fiz com o "Conan").

Decidi então criar o vídeo seguinte, que é um excerto ininterrupto de 8 minutos, a que chamei "Gothic poetic scene", e estes 8 minutos são apenas uma grão de areia no meio da riqueza, diversidade e originalidade do filme, que possui um patamar de qualidade muito elevado e constante durante toda a longa metragem.


Panna a netvor (1978) - Gothic poetic scene from Clips do Zé on Vimeo.



É devido a filmes como este e muito outros, que o cinema checoslovaco era e é aclamado, como o melhor cinema de todo o Bloco do Pacto de Varsóvia, em muitas categorias (mas não em todas, pois em certos ângulos o cinema russo era melhor, e noutros ângulos o melhor cinema era o polaco ou o ucraniano. É para mim fascinante a diversidade de bom cinema pioneiro, original e de qualidade, que existia nos países do "Bloco de Leste" na era soviética.

Conteúdo patrocinado

Re: A Bela e o Monstro* / Panna a netvor (1978) - Juraj Herz

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Ter Out 24 2017, 10:30