Forum de cinema fantástico.


The Quiet Earth (1985) - Geoff Murphy

Compartilhe
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1986
Data de inscrição : 26/12/2014

The Quiet Earth (1985) - Geoff Murphy

Mensagem por Zé da Adega em Sab Jan 31 2015, 01:50

Terra Tranquila / The Quiet Earth



From Wikipedia, the free encyclopedia

The Quiet Earth is a 1985 New Zealand science fiction post-apocalyptic film directed by Geoff Murphy and starring Bruno Lawrence, Alison Routledge and Pete Smith as three survivors of a cataclysmic disaster. It is loosely based on the 1981 science fiction novel of the same name by Craig Harrison.[2][3] Its other sources of inspiration have been listed as the 1954 novel I Am Legend, Dawn of the Dead, and especially the 1959 film The World, the Flesh and the Devil, of which it has been called an unofficial remake.

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Quiet_Earth_%28film%29
http://www.imdb.com/title/tt0089869/

[Clip carregado agora mesmo no meu canal do You Tube, é a minha cena preferida do filme. O trailer oficial é inapropriado, pois passa a imagem errada de um filme de acção de pobre qualidade.]



Opinião

Um filme apocalíptico com realismo e qualidade



Adorei esta "Terra Tranquila" por várias razões, mas em primeiro lugar porque executa o conceito do ser humano sozinho no planeta, de forma lógica e credível com uma excelente qualidade geral cinematográfica, ao passo que os outros filmes deste tema, como o "The Last Man on Earth" e "Dawn of The Dead" sofrem de falta de competência técnica e artística, embora eu goste desses filmes e aceite essas falhas.



Os géneros do filme são em primeiro lugar o mistério, seguido do fantástico e do drama. Sendo um filme de mistério, não me posso debruçar muito acercas das causas políticas, científicas e pseudo-científicas (metafísica), mas posso dizer que é um mistério muito bem executado, que explica algumas questões mas deixa muitas outras em aberto.

Tal como o verdadeiro cientista da actualidade, que sabe que irá morrer sem nunca saber a resposta às suas dúvidas da origem e funcionamento do universo/multiverso, e que mesmo assim procura levantar o véu a alguma questão, este personagem principal do cientista careca tenta entender o que aconteceu ao mundo, mas sem nunca poder alcançar o entendimento do fenómeno.



A primeira parte do filme acompanha o cientista sozinho no mundo, sabemos que estamos perante um excelente filme, quando estamos colados ao ecrã durante meia hora a ver um actor sozinho sem nenhum diálogo. O homem fez o que podia e colocou uma cassete DAT em loop numa emissora de rádio, a transmitir o telefone e morada dele (enquanto ainda havia electricidade), fiz este video de quando ele se mudou para uma mansão:



Mais tarde ele passa-se da cabeça, perante a solidão do apocalipse e anda pela cidade, vestido com lingerie de senhora aos tiros contra a estátua de jesus cristo:



E até se tenta suicidar:



Uma outra coisa que este filme faz bem, além de toda a lógica e credibilidade do argumento dos personagens e dos actores que as desempenham, é a parte emocional, também com muita credibilidade e bom senso. O meu clip seguinte é o momento do abraço mútuo, quando o cientista descobre uma mulher. Esta cena vale ouro para mim:



Mais tarde, eles descobrem um terceiro sobrevivente que é um mânfio. Esta expressão "mânfio" é um termo bairrista da minha juventude que designa um criminoso com certas características. O que é bonito de ver no filme, é que perante uma situação apocalíptica ele fica contente por existirem duas outras pessoas no mundo, e comporta-se de forma lógica porque mesmo os criminosos mauzões também têm família e amigos. O encontro dos três está filmado ao estilo do duelo final dos três pistoleiros do "O Bom, O Mau e O Vilão", em que a música está muito bem conseguida e possui um papel crítico na transmissão de emoções onde não existem diálogos, vejam a cena no video que eu criei:



Um excelente filme apocalíptico, em que as pessoas se comportam como seres humanos, com um ritmo de story telling interessante e fascinante.

A minha classificação: 88%


    Data/hora atual: Ter Dez 12 2017, 10:11