Forum de cinema fantástico.


As Cartas Do Homem Morto / Письма мёртвого человека (1986) - K. Lopushansky

Compartilhe
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1905
Data de inscrição : 26/12/2014

As Cartas Do Homem Morto / Письма мёртвого человека (1986) - K. Lopushansky

Mensagem por Zé da Adega em Ter Jan 20 2015, 23:31

As Cartas Do Homem Morto



Título original: Письма мёртвого человека
Título português: As Cartas Do Homem Morto
Data de lançamento: 1 de Janeiro de 1986 (URSS); [1-8] de Novembro de 1986 (Festival de Troia - Portugal)
Realizador: Konstantin Lopushansky
Género(s): Drama/Ficção Científica
Duração: 88 min
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0091759/
Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Dead_Man%27s_Letters

Trailer (amador):



Sinopse:

Em 1986, em plena guerra fria do equilíbrio do terror, devido a um erro informático, a União Soviética lança o seu arsenal nuclear sobre os países da aliança NATO, que retaliam automaticamente, sob a doutrina de Aniquilação Mútua Assegurada, provocando o holocausto e inverno nucleares. O filme conta a história de alguns sobreviventes...

Prémios:

1986

Prêmio Grande Prémio FIPRESCI no Festival Internacional de Cinema de Mannheim (Alemanha);
Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Cinema de Tróia;



1987

O prêmio máximo no Festival Internacional de Cinema em Varna;
Prêmio da Federação Francesa de Cineclubes para CF em Cannes;
Prêmio Estadual da RSFSR. Vasilyev irmãos;
O prêmio de Melhor Diretor no 8 º Festival Internacional de Cinema do cinema experimental em Madrid;
Film Festival Prêmio Especial do Júri da União em Tbilisi;

Opinião:

Apocalipse Nuclear...com realismo do cinema soviético...



Para quem se interessa pelo tema, e já viu os filmes "A Teia" (Reino Unido) e "O Dia Seguinte" (EUA), este é mais dramático, credível e realísta.

Já ouviram falar no incidente Petrov de 26 de Setembro de 1983? O dia em que quase todos morremos? A premissa do filme baseia-se nesse incidente:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stanislav_Petrov



No dia 26 de Setembro de 1983, ocorreu uma avaria nos computadores de defesa soviéticos, e por duas vezes foram reportados lançamentos de misseis nucleares intercontinentais de classe "Minutemen" a partir de bases norte-americanas. O oficial de serviço Stanislav Yevgrafovich Petrov, salvou o mundo, quando suspeitou que era avaria da rede de satélites, e ocultou a informação dos seus superiores. Esse senhor ainda está vivo, e o mínimo que os leitores podem fazer é ler o artigo, em português acerca dele, já que ele literalmente salvou o mundo.

Ele tem direito a fotografia neste tópico:



Entrevista de Fevereiro de 2013, na edição portuguesa do jornal Voz da Rússia: http://portuguese.ruvr.ru/2013_02_20/Oficial-russo-distinguido-com-premio-por-ter-evitado-guerra-nuclear/

Ora bem o filme baseia-se exactamente na hipótese semelhante, mas com desfecho trágico oposto ao incidente Petrov.



O filme é pesado, sombrio, profundo, comovente, filosófico, etc. É um filme brilhante, que pode ser facilmente confundido com um filme artístico ou intelectual, pela lentidão e reflexão, mas é um filme lógico e credível com personagens normais, não existem malucos ou maus da fita, são todos pessoas normais a viver na pele o Apocalipse da 3ª Guerra Mundial.



Na imagem anterior vemos o personagem principal, um físico galardoado com o prémio Nobel. Esta personagem foi inspirado numa pessoa verdadeira, o Físico Andrei Sakharov, co-criador da bomba de Hidrogénio e vencedor do Nobel da Paz, que foi preso em 1980 por se opor à ditadura soviética:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Andrei_Sakharov



A fotografia do filme é fantástica, existe aqui um toque especial qualquer.



Destaque para este hovercraft gigante, alguma arma secreta militar russa, ao serviço do filme:



Os cenários são bons:



Até as portas blindadas dos bunkers são credíveis, e com sistema de fechadura funcional:



A reconstituição e explicação do ataque nuclear, apenas ocorrem a meio do filme, em retroespectiva.

Existem 3 momentos dramáticos que me marcaram no filme:



O primeiro momento marcante (imagem acima), é quando percebemos que as crianças não são autorizadas a entrar no bunker central, devido à reduzida esperança de sobrevivência.



O segundo momento, é o periodo de silêncio desde que uma das pessoas se despede e explica porque se vai suicidar e abandona a sala, até ao som do tiro



A facada final é quando o cientista, que ficou sozinho a tomar conta das crianças orfãs, constroí uma árvore de Natal improvisada. Quase que chorava nessa cena, e eu não choro em filmes.



Um filme obrigatório 10/10!



Última edição por Zé da Adega em Qua Jan 21 2015, 00:09, editado 1 vez(es)
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1905
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: As Cartas Do Homem Morto / Письма мёртвого человека (1986) - K. Lopushansky

Mensagem por Zé da Adega em Qua Jan 21 2015, 00:00

Esta crítica tem uma história curiosa... Smile

Eu enviei um email à organização do festival de cinema de Troia, para averiguar o título oficial português. Em seguida fiz forward da resposta do festival para um cinéfilo que tinha conta no IMDB, e foi lá colocar o título português.

Este foi o único caso em que dei um contributo ao IMDB.

Existe uma versão oficial gratuita no You Tube, pela empresa russa Lenfilm-Video, que comprou os direitos de transmissão na internet ao estúdio Lenfilm. Infelizmente essa empresa nunca se deu ao trabalho de legendar os filmes em inglês, mas eles referem o prémio português com orgulho:

http://www.youtube.com/movie?v=6HEZaUT2bu8

É a frase que diz "Специальный приз фильму на II МКФ в Трое, Португалия (1986)." Portugal escreve-se Португалия w Troia escreve-se Трое. Basketball Eu não sei ler cirílico mas vou apanhando algumas coisas...

Para mim, este é o melhor filme sobre a 3ª guerra mundial (nuclear).

Encontrei uma resportagem especial, em inglês, do canal de notícias russo "Russia Today", com homenagem ao Petrov, o homem que salvou o mundo, literalmente. podem ver o próprio Petrov, a narrar com as palavras dele, o que se passou naquele dia de 1983.

O incidente Petrov só foi desclassificado depois do colapso da URSS, e por isso pouca gente conhece esta história.

Não se esqueçam que Lisboa era um alvo primário, dos ICBM's soviéticos espalhados pela Europa de Leste, e naquele dia era suposto o Petrov carregar literalmente num botão, e lançar o arsenal nuclear todo.



Se o Petrov não fosse o oficial de serviço naquele dia, poderiam ter ocorrido os acontecimentos do filme "As Cartas do Homem Morto", que se baseia num erro informático idêntico ao que ocorreu.

O video é do canal oficial da Russia Today, no You Tube.

Observação: Textos escritos originalmente em Junho de 2013, e actualizados agora.
avatar
pmcordeiro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 13184
Pontos : 16667
Data de inscrição : 26/01/2009
Idade : 43
Localização : 112 Ocean Avenue

Re: As Cartas Do Homem Morto / Письма мёртвого человека (1986) - K. Lopushansky

Mensagem por pmcordeiro em Qua Jan 21 2015, 14:17

Por acaso já tinha visto um documentário sobre esse incidente Petrov e fiquei espantado com isso tudo. Parece mesmo saído de um filme.

A pensar que em 1983 andava eu descansadinho a brincar na escola e de repente isto acabava tudo. Imaginem o que eu tinha perdido até hoje. laughing


_________________
*Efeitos Secundários: Coleccionar dvd's pode causar sérios danos á sua carteira.
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1905
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: As Cartas Do Homem Morto / Письма мёртвого человека (1986) - K. Lopushansky

Mensagem por Zé da Adega em Sab Jan 21 2017, 06:26

Alguns comentários...

Recentemente morreu a Fernanda Silva, directora do Festróia - Festival Internacional de Cinema de Tróia, no site oficial deste evento português, que causou impacto na antiga União Soviética, podemos ver a mensagem da defunta Fernanda Silva a explicar o cancelamento da edição de 2015, ao fim de 30 anos.

http://www.festroia.pt/

Mais informação:

http://www.rtp.pt/noticias/cultura/morreu-fernanda-silva-diretora-do-festroia-festival-internacional-de-cinema-de-troia_n938354
https://pt.wikipedia.org/wiki/Festroia

No fórum DVD Mania, pedi ao user DarkPhoenix, para colocar no IMDB, informações preciosas que eu obtive através do meu contacto por email com a Ilda Santos, da organização do Festroia. Antes desta intervenção, o título português do filme não era conhecido.

Recomendo a visualização do novo trailer musical deste filme, criado pelo cinéfilo Jaras da Polónia, que tal como eu teve de criar uma nova conta no Vimeo, perante as políticas abusivas da empresa Google no You Tube:


Letters From A Dead Man - Listy Martwego Czowieka - 1986 - trailer music from cinemax154 on Vimeo.



O festival português de cinema de Tróia é muito importante numa época política, em que o cinema soviético era demonizado em Portugal, por interesses políticos de partidos portugueses financiados pela CIA, após o 25 de Abril. O problema do cinema em Portugal nos anos 80 era o domínio ideológico da RTP (monopólio) e das distribuidoras de cassetes VHS, que eram pró-americanos e anti-URSS, esta anomalia portuguesa foi única na "Europa dos 12" (Bloco da NATO e CEE), porque eu já li no wikipedia que a TVE em Espanha, a RAI em Itália, a BBC no Reino Unido, etc. etc. passavam produções soviéticas na televisão nacional, e no Reino Unido até haviam cassetes VHS de filmes soviéticos nos clubes de vídeo.

A salvação de Portugal no Cinema da guerra fria, foram estes festivais de Tróia, Santarém e Fantasporto, que não foram paus-mandados dos lobbies políticos, e dá gosto de ver os estúdios russos a apresentarem os prémios de cinema portugueses, em bom alfabeto cirílico, na descrição dos filmes soviéticos premiados em Portugal.

Este filme continua gratuito em HD, sem legendas, no canal oficial da LenfilmVideo no You Tube (https://www.youtube.com/watch?v=6HEZaUT2bu8), e no entanto a malta continua a achar erradamente que os filmes "The Day After" e "Threads" são os melhores filmes acerca da 3ª Guerra Mundial, por completo desconhecimento desta preciosidade soviética.

Conteúdo patrocinado

Re: As Cartas Do Homem Morto / Письма мёртвого человека (1986) - K. Lopushansky

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Sex Set 22 2017, 17:54