Forum de cinema fantástico.


Variola Vera (1982) - Goran Marković

Compartilhe
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1931
Data de inscrição : 26/12/2014

Variola Vera (1982) - Goran Marković

Mensagem por Zé da Adega em Dom Jan 18 2015, 18:51

Observação: No pouco tempo em que me inscrevi no Xploited Forum já vi mais pessoas conhecedoras do cinema da europa de leste, do que vi em anos noutros fóruns. Já começava a pensar que eu era o único português que conhecia/gostava destes filmes...

No caso deste filme jugoslavo, é uma sugestão que eu faço aos fãs do George Romero, aqui não existem mortos-vivos, mas é um filme apocalíptico de quarentena com o hospital de Belgrado cercado por soldados do exército com metralhadoras. A história aconteceu mesmo e no cinema da Jugoslávia não existia a estupidez de impôr argumento/fórmula/enredo cliché e previsível de Hollywood ao estilo da parvoíce do Outbreak com o Dustin Hoffman.

Destaque para o trailer, com o médico de aspecto sinistro com o fato de bio-hazard, e também com voz sinistra.

Variola Vera


Drama/Ficção Histórica (110 min) - "Variola Vera"

Data de Estreia: 9 de Julho de 1982 (Jugoslávia)
Realização: Goran Marković

Sinopse:

Filme baseado em factos verídicos ocorridos em 1972 na Jugoslávia, onde surge uma epidemia de varíola, que leva o governo a declarar lei marcial e a encerrar as fronteiras. Esta é a história dramática do Hospital Geral de Belgrado, cercado por tropas e sob quarentena.

imdb: http://www.imdb.com/title/tt0083275/
wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Variola_Vera

Excerto:





Conforme a sinopse, este filme baseia-se num caso verídico, embora a história seja semi-ficcional, podem ler os acontecimentos de 1972 aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/1972_outbreak_of_smallpox_in_Yugoslavia

Este é o cinema do Bloco de Varsóvia, muito diferente do cinema da Europa Ocidental, neste filme o orçamento não era muito, e à primeira vista até tem aspecto de um filme italiano manhoso acerca de zombies, mas em compensação o esforço de toda a equipa, aliado simultaneamente a um argumento sério e sólido, consultadoria de médicos especialistas, e a mítica cinematografia soviética, fazem deste filme um trabalho de qualidade acerca de um tema interessante.



Este não é um filme de Hollywood com o objectivo de ser "um filme fixe", esta história é passada na Europa, e as pessoas comportam-se como pessoas normais, com lógica e credibilidade. A acção é mesmo filmada num Hospital genuíno, com equipamento autêntico, nada de estúdios e adereços. Não é um filme com uma fotografia elegante, todas as imagens são depressivas e sombrias.



Se repararem no actor com óculos da imagem acima (filmagem autêntica dentro do carro), podem vê-lo a bordo do helicóptero, na imagem seguinte, final de um zoom longo com o cameramen no pátio do hospital:



Eu gostei do filme, porque gosto deste tema apocalíptico da quarentena, admito que por vezes achei-o aborrecido, mas o género do filme é o drama, e não acção. Depois é um filme pedagógico, porque fui ao wikipédia ler sobre a varíola, julgava que era uma doença de criança estilo papeira ou sarampo, mas afinal é pior que a gripe das aves. Só existem 2 amostras, uma na Rússia e outra no CDC em Atlanta (conhecido vosso do Walking Dead).

avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1931
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: Variola Vera (1982) - Goran Marković

Mensagem por Zé da Adega em Seg Jan 19 2015, 05:40

Criei agora um excerto, estilo filme de terror, que mostra o "Paciente Zero".  badgrin



Os factos são verídicos (mais ou menos), mas a abordagem cinematográfica é um bocado na onda de um filme de zombies/infected/quarentena. Twisted Evil

    Data/hora atual: Qua Out 18 2017, 19:25