Forum de cinema fantástico.


Test pilota Pirxa (1979) - Marek Piestrak

Compartilhe
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1816
Data de inscrição : 26/12/2014

Test pilota Pirxa (1979) - Marek Piestrak

Mensagem por Zé da Adega em Sex Jan 02 2015, 08:06

As Averiguações do Piloto Pirx




Título original: Test pilota Pirxa
Título português (PT-PT): As Averiguações do Piloto Pirx
País(es) de origem: Polónia / URSS: Estónia / URSS: Ucrânia
Data de lançamento: 25 de Maio de 1979 (Polónia) / 10 de Abril de 1986 (Portugal)
Realizador: Marek Piestrak
Género(s): Ficção Científica / Mistério
Duração: 104 min

IMDB / Wikipedia







Sinopse:

Ficção científica do tipo filosófica, adaptação directa da obra literária do escritor polaco Stanisław Lem, em esforço conjunto internacional entre os estúdios cinematográficos principais da Estónia, Polónia e Ucrânia.

O comandante Pirx é seleccionado pela UNESCO, para comandar uma tripulação de 5 astronautas composta de humanos e de andróides, sem lhe ser dito quais são os humanos, com o propósito da Organização das Nações Unidas aprovar ou proibir em resolução, a utilização de andróides em missões espaciais, consoante o desempenho da missão de testes.


Prémios

- Test pilota Pirxa was awarded the "Golden Asteroid" Big Prize on the XVIII International Cinema Festival at Triest 1979.


Trailer (excelente montagem amadora):




Intro insólita e interessante, em vários aspectos

Carrinha Ford Transit escoltada por motos da polícia norte-americana, cena insólita em que tentam recriar os E.U.A. no bloco de leste (não se usavam carrinhas Ford Transit nos E.U.A.):




Ficção científica como "mandam os livros"



A primeira metade no filme é passada na Terra, e tem o formato de filme de espionagem, em que os empresários norte-americanos são retratados como criminosos acima da lei, que recorrem a assassinatos e espionagem, bem como à manipulação de líderes de países ocidentais, com o propósito de maximizar os lucros das suas corporações.

É incluído um discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, feito por um político-marionete, comprado pelas corporações que fabricam os andróides, a tentar convencer (enganar) os outros países de que os andróides serão uma coisa boa e só irão servir para missões espaciais, quando na verdade pretendem massificar a produção.



Para o efeito, os Estados Unidos são recriados na Europa. Por exemplo, temos uma auto-estrada polaca, cheia de placards publicitários e sinalética norte-americana, motas americanas com "Police" pintado na frente, filmagens em Paris ou outras cidades ocidentais, com prédios semelhantes a Nova Yorque.

Esta reconstuição de solo americano na Europa é engraçada, porque está toda mal feita. Exemplos: As motas de polícia norte-americana escoltam uma carrinha Ford Transit. Existe uma perseguição entre um Ford Mustang e um camião TIR Volvo. Etc.

São os mesmos erros dos filmes do James Bond da guerra fria, por isso achei imensa graça ver os papéis invertidos.



A história só aquece na segunda metade do filme, que inclui a missão espacial aos anéis de Saturno e o inquérito pela UNESCO.

O objectivo da missão é o seguinte:

O comandante Pirx irá classificar o desempenho de 5 astronautas, sem saber quantos e quais deles são humanos ou andróides. Todos os 5 astronautas receberam treino em separado e não sabem se os outros 4 são humanos ou andróides.



A resolução das Nações Unidas a proibir ou autorizar o fabrico de androides dependerá dos andróides terem melhor ou pior desempenho que os tripulantes humanos.

Como veêm, esta é uma bela premissa.



Eu gostei bastante deste filme. Desaconselho o filme a quem valoriza o visual bonitinho de um filme, em detrimento do seu conteúdo. Filmes com o conteúdo deste, são raros e preciosos, mas não o vejam à procura do "estilo" do Aliens ou da "arte" do 2001, pois isso não irão encontrar aqui.



A minha classificação: 8/10

    Data/hora atual: Dom Jun 25 2017, 13:16