Forum de cinema fantástico.


A Noite do Terror Cego (La noche del terror ciego) - Amando de Ossorio [1972]

Compartilhe
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1907
Data de inscrição : 26/12/2014

A Noite do Terror Cego (La noche del terror ciego) - Amando de Ossorio [1972]

Mensagem por Zé da Adega em Sex Dez 26 2014, 21:35

Nota: Esta é a minha primeira mensagem neste fórum, e trata-se de uma crítica  que eu criei anteriormente para dois outros fóruns portugueses. Ainda não estou familiarizado com o layout, comandos e regras usadas por aqui, por isso é bem possível que, sem querer, esteja a violar alguma regra do fórum.  Rolling Eyes



A Noite do Terror Cego
Terror (101m) - " La noche del terror ciego"

Data de Estreia: 23 de Abril de 1973
Realização: Amando de Ossorio
Actores Principais: César Burner, Lone Fleming, María Elena Arpón

Sinopse:Nas ruínas de um mosteiro português da Ordem dos Templários, jazem os túmulos de cavaleiros excomungados pelo Papa e condenados à morte no séc. XIII pela casa real portuguesa, por terem praticado artes do oculto aprendidas nas cruzadas do médio oriente.

De Lisboa, partem três turistas em direcção a um Hotel nas imediações das ruínas, a 10 km da fronteira com Espanha, no rio Guadiana...

http://www.imdb.com/title/tt0067500/
http://es.wikipedia.org/wiki/La_noche_del_terror_ciego



Curiosidades

Atenção que o título português da ficha técnica, é um dos títulos originais do filme, pois esta é uma co-produção entre Portugal e Espanha.



Elementos audio-visuais "históricos" retirados do filme:


Excerto (II):

Spoiler:


Iluminuras do julgamento dos cruzados portugueses, criadas para o filme:








"Deus dá nozes a quem não tem dentes"



"Deus dá nozes a quem não tem dentes"... e dá os recursos disponibilizados pelo estado português ao serviço de cineastas e estúdios com falta de competência, falta de capacidade e falta de gosto...

Este é essencialmente um mau filme, mas que contém também algumas coisas bem feitas que merecem o respeito de um cinéfilo de qualquer parte do mundo.

Por um lado insulta a inteligência dos espectadores em diversas cenas vergonhosas, por outro lado possui alguns aspectos que arrasam conceituados filmes do John Carpenter, mas o balanço final é infelizmente negativo...



O apoio dado pelo estado português é notoriamente elevado, e um cineasta Steven Spielberg ou John Carpenter roer-se-iam de inveja...

Temos a infra-estrutura do complexo académico-hospitalar-legal do Campo Mártires da Pátria em Lisboa ao serviço do filme, que inclui a morgue do Instituto de Medicina Legal e a Faculdade de Medicina...







Temos a colaboração da C.P. que coloca à disposição do filme estações de comboios urbanas na grande Lisboa, bem como locomotivas genuínas a vapor e troços de linhas férreas...









E do lado espanhol os castelos...





Nunca um filme de "série B"/"Euro-trash" teve este leque luxuoso de meios à disposição, e o que é que ele faz? Ainda cai mais fundo e entra oficialmente da categoria de Exploitation, e muito mal feita com bonecas de esponja/cartão a simular uma mulher nua a ser cortada com uma espada, nem tive coragem de tirar um screenshot disso, nunca vi uma coisa tão mal feita.

Outra de muitas situações que insulta a inteligência é por exemplo na loja de manequins na rua da morgue em Lisboa, quando a dona da loja não consegue destrancar a porta. Terão de ver o filme para entender estes problemas...

Mas há coisas boas, por exemplo existe um tópico no IMDB do filme, acerca de como o Peter Jackson foi influenciado por este filme para criar o visual dos "Wraiths(?)" do Senhor dos Anéis (aqueles cavaleiros mortos), e por isso eu criei o seguinte excerto para que possam conhecer e formar a vossa própria opinião acerca da questão:

Spoiler:

A premissa do filme até seria excelente para um filme de terror, pois envolve cavaleiros templários portugueses, e foi Portugal que acolheu essa ordem e usou os seus conhecimentos científicos secretos, para tornar possível os Descobrimentos (as nossas caravelas tinham a cruz dos templários nas velas)...

Mas o argumento é imaturo, estúpido, imbecil e insultuoso à inteligência dos espectadores...é pena...bom conceito de história, mas péssimo argumento cinematográfico...



Ainda assim aconselho o filme a toda a gente do fórum, porque este fórum é português, e este filme é filmado em Portugal, acerca de cruzados amaldiçoados portugueses... ahh e é um filme também português em co-produção com a "Interfilme-Lisboa".

A Noite do Terror Cego é ainda um filme de culto mundial, porque apesar de ter muita porcaria, tem vários elementos bem feitos e originais.



Fiz um último vídeo, dentro da onda/ambiente/atmosfera dos filmes de terror, que julgo que será o que o eleva ao estatuto de filme de culto do terror, pelo menos aqui os "montros" são portugueses enterrados nas ruínas duma aldeia do alto alentejo:

Spoiler:

Um filme que me levanta muitas dúvidas por responder, acerca do cinema espanhol e português...

A minha classificação: 39%



Última edição por Zé da Adega em Sex Dez 26 2014, 21:48, editado 1 vez(es) (Razão : corrigir erros de formatação)
avatar
Daninsky
Xploited Maniac!
Xploited Maniac!

Número de Mensagens : 4640
Pontos : 7859
Data de inscrição : 28/01/2009

Re: A Noite do Terror Cego (La noche del terror ciego) - Amando de Ossorio [1972]

Mensagem por Daninsky em Sab Dez 27 2014, 00:17

Concordo com quase tudo, mas não na proporção.
Tem partes menos conseguidas, é verdade, tem partes que não fazem muito sentido aos olhos de um espectador em 2014, é verdade, mas ainda assim acho que não chegam para ensombrar a genialidade das boas partes.

Zé da Adega escreveu:Nunca um filme de "série B"/"Euro-trash" teve este leque luxuoso de meios à disposição, e o que é que ele faz? Ainda cai mais fundo e entra oficialmente da categoria de Exploitation, e muito mal feita com bonecas de esponja/cartão a simular uma mulher nua a ser cortada com uma espada, nem tive coragem de tirar um screenshot disso, nunca vi uma coisa tão mal feita.
Na minha opinião, o filme não cai mais fundo pois o mesmo não tem pretensões de ser outra coisa que não seja um filme de terror/exploitation.
Quando posto em perspectiva, tudo o que apontas são características comuns ao terror espanhol da época, seja certos efeitos mais rudimentares, seja a exploitation pura e dura como a cena da violação, tudo isso há em abundância no género. Isso não torna o filme melhor, é certo, mas tambem é verdade que este é dos melhores filmes saídos da ENORME industria de cinema de terror que os espanhois tiveram já lá vão umas décadas.

Zé da Adega escreveu:Um filme que me levanta muitas dúvidas por responder, acerca do cinema espanhol e português...
Acho que não levanta muitas duvidas acerca do cinema português... Duvido seriamente que tenha havido algum input criativo do lado português neste filme. Acho que apenas filmaram cá e usaram alguns técnicos portugueses (se não estou em erro), mas do ponto de vista criativo isto não pode ser relacionado de forma nenhuma ao cinema português, mesmo tendo sido co-produzido por uma companhia portuguesa.
Mais a mais, nem tens nada "nosso" que possa ser posto lado a lado com este filme, estilisticamente falando.
Por alguma razão filmaram cá, mas em nenhuma das 3 sequelas se passa o mesmo. (O segundo filme passa-se em Portugal, mas foi filmado totalmente em Espanha).


<<< Olha o Amando Ossorio aqui Very Happy

Passei anos sem conseguir ver este filme, até que foi editado em Espanha em DVD e adorei, depois comprei a caixa da Anchor Bay, das minhas caixas preferidas.
Um dos meus projectos, há muito adiado, é ir percorrer os locais onde este filme foi rodado e fazer umas comparações com o antes e o depois, talvez um dia...

Se esta é a tua opinião deste filme, gostava de saber qual é acerca do terceiro filme na série, o El Buque Maldito / The Ghost Galleon, se conheceres vais perceber porquê hehe.
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1907
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: A Noite do Terror Cego (La noche del terror ciego) - Amando de Ossorio [1972]

Mensagem por Zé da Adega em Sab Dez 27 2014, 01:46

Daninsky, obrigado pelo input.

Por acaso quando publiquei esta mesmíssima crítica em dois fóruns, não houve sequer ninguém que tivesse visto o filme e pudesse comentar.

É a primeira vez que leio uma opinião portuguesa deste filme.

Eu vi os 2 primeiros filmes, e já sei que este é o único filmado em Portugal. Apenas não vi o terceiro e quartos, por estarem dobrados em inglês e por já ter lido no IMDB que não prestam.

O segundo filme, filmado em Espanha a fingir que é Portugal, ainda possui alguns bons momentos originais e bem conseguidos, como por exemplo a cena brutal em que o Alcaide utiliza a menina de 6 anos (ou por aí) como isco para os templários mortos, e tenta fugir.

Tal como dizes, este filme não encaixa no cinema português, ele teve apoio do governo português (Museus, Caminhos de Ferro, Hospitais, e outros serviços públicos), que deve ter ficado arrependido ao saber que tinham feito um filme exploitation de merda. Eu adoraria ler alguma informação de como foi a reacção portuguesa ao filme, mas não encontrei nada.

Vamos lá ver uma coisa, o filme por um lado é mau, mas tem algumas coisas bem conseguidas e originais como filme de terror. Eu tive muito esforço em escolher imagens e vídeos das melhores cenas, mesmo com o objectivo de divulgar e aconselhar o filme, em particular pelo factor de ter sido filmado em Portugal.

Mas dou na cabeça ao filme e leva nota negativa por ser um filme feito com más intenções e em má fé (argumento que insulta a inteligência), com a agravante de desperdiçar os meios e apoios portugueses, num mísero filme série B.  Crying or Very sad

Uma coisa é certa, este filme não é conhecido em Portugal mas toda a gente deveria vê-lo. Isto envolve a História de Portugal, e estamos perante zombies portugueses (cruzados). Eu acho que o filme é uma porcaria (com alguns aspectos muito bem conseguidos), mas adorei vê-lo e recomendo-o.

O que é preciso é que o pessoal tome consciência da existência deste filme, o resto são opiniões... pirat
avatar
Daninsky
Xploited Maniac!
Xploited Maniac!

Número de Mensagens : 4640
Pontos : 7859
Data de inscrição : 28/01/2009

Re: A Noite do Terror Cego (La noche del terror ciego) - Amando de Ossorio [1972]

Mensagem por Daninsky em Sab Dez 27 2014, 01:55

É isso, os dois reconhecemos pontos negativos e positivos no filme, mas cada um de nós dá primazia a um dos lados, totalmente legitimo Smile


Já agora, re-publico aqui a minha coleção desta série:
avatar
Zé da Adega
Ultimate Zombie
Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
Pontos : 1907
Data de inscrição : 26/12/2014

Re: A Noite do Terror Cego (La noche del terror ciego) - Amando de Ossorio [1972]

Mensagem por Zé da Adega em Sab Dez 27 2014, 02:27

Bonita colecção (aliás esta tetralogia de filmes é considerada como cult-movies).

Eu sabia que já tinha criado um vídeo da minha cena preferida do 2ª filme, mas não estava a conseguir encontrá-la. Encontrei-a agora! Os espanhois cometeram o erro de chamar alcaide ao presidente da junta de freguesia, mas tiveram o cuidado de usar matrículas pseudo-portuguesas.

Nesta cena podemos ver o presidente da junta de freguesia de uma aldeia portuguesa, a usar uma criancinha como escudo humano, perante os zombies. Os tipos norte-americanos de Hollywoodland não teriam tomates para fazer uma cena destas num filme de zombies. Smile



Cinema espanhol de parabéns pelo insólito e originalidade. cheers


Última edição por Zé da Adega em Sab Dez 27 2014, 02:28, editado 1 vez(es) (Razão : erro ortográfico)
avatar
pmcordeiro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 13184
Pontos : 16669
Data de inscrição : 26/01/2009
Idade : 43
Localização : 112 Ocean Avenue

Re: A Noite do Terror Cego (La noche del terror ciego) - Amando de Ossorio [1972]

Mensagem por pmcordeiro em Seg Dez 29 2014, 12:06

Parabéns pela review do filme, gostei bastante de ler.
Tens noção que estás a pisar terreno sagrado em relação a "falar mal" do filme neste forúm. Dá direito a...

Very Happy


_________________
*Efeitos Secundários: Coleccionar dvd's pode causar sérios danos á sua carteira.

Convidado
Convidado

Re: A Noite do Terror Cego (La noche del terror ciego) - Amando de Ossorio [1972]

Mensagem por Convidado em Ter Dez 30 2014, 12:36

Penso que já tinha lido a tua review noutro fórum.

O Daninsky já referiu grande parte do que penso acerca do filme.

Por ser uma co-produção portuguesa, do género que é, no ano que foi filmado, com cenários de Portugal, a caracterização dos templários... por si só, e quando o descobri, foi culto-instantâneo. Só tenho pena do filme não ser mais conhecido.

Gostava de visitar o mosteiro em Espanha, onde foi filmado.
avatar
Daninsky
Xploited Maniac!
Xploited Maniac!

Número de Mensagens : 4640
Pontos : 7859
Data de inscrição : 28/01/2009

Re: A Noite do Terror Cego (La noche del terror ciego) - Amando de Ossorio [1972]

Mensagem por Daninsky em Ter Dez 30 2014, 15:33

Brunomec escreveu:Gostava de visitar o mosteiro em Espanha, onde foi filmado.
Já investiguei, actualmente é privado e não aceitam visitas.
Logo procuro o link...

Convidado
Convidado

Re: A Noite do Terror Cego (La noche del terror ciego) - Amando de Ossorio [1972]

Mensagem por Convidado em Ter Dez 30 2014, 15:55

Eu o ano passado, em Novembro, enviei um email a alguém do site da terriola (Pelayos de la Presa)...

Respondeu-me isto:

Hola Bruno.
Siento decirle que el Monasterio no está abierto al publico. Se están realizando obras para que en un futuro próximo sea visitable.

Edit: Vi agora isto EL MONASTERIO DE SANTA MARÍA DE VALDEIGLESIAS SE ABRIRÁ AL PÚBLICO EN 2015
avatar
pmcordeiro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 13184
Pontos : 16669
Data de inscrição : 26/01/2009
Idade : 43
Localização : 112 Ocean Avenue

Re: A Noite do Terror Cego (La noche del terror ciego) - Amando de Ossorio [1972]

Mensagem por pmcordeiro em Ter Dez 30 2014, 16:26

Excursão Xploited, mais alguém? Very Happy

Podem fazer a visita virtual aqui:

http://www.santamarialarealdevaldeiglesias.com/


_________________
*Efeitos Secundários: Coleccionar dvd's pode causar sérios danos á sua carteira.

Convidado
Convidado

Re: A Noite do Terror Cego (La noche del terror ciego) - Amando de Ossorio [1972]

Mensagem por Convidado em Ter Dez 30 2014, 16:40

mrgreen

avatar
pmcordeiro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 13184
Pontos : 16669
Data de inscrição : 26/01/2009
Idade : 43
Localização : 112 Ocean Avenue

Re: A Noite do Terror Cego (La noche del terror ciego) - Amando de Ossorio [1972]

Mensagem por pmcordeiro em Ter Dez 30 2014, 16:45

Zugarramurdi e depois para Combarro em Pontevedra onde filmaram o Dagon Very Happy


_________________
*Efeitos Secundários: Coleccionar dvd's pode causar sérios danos á sua carteira.
avatar
pmcordeiro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 13184
Pontos : 16669
Data de inscrição : 26/01/2009
Idade : 43
Localização : 112 Ocean Avenue

Re: A Noite do Terror Cego (La noche del terror ciego) - Amando de Ossorio [1972]

Mensagem por pmcordeiro em Seg Mar 23 2015, 14:30

E isto para a colecção? Very Happy


Ebay


_________________
*Efeitos Secundários: Coleccionar dvd's pode causar sérios danos á sua carteira.

Convidado
Convidado

Re: A Noite do Terror Cego (La noche del terror ciego) - Amando de Ossorio [1972]

Mensagem por Convidado em Seg Mar 23 2015, 14:34

Shocked

Só é pena o preço!
avatar
pmcordeiro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 13184
Pontos : 16669
Data de inscrição : 26/01/2009
Idade : 43
Localização : 112 Ocean Avenue

Re: A Noite do Terror Cego (La noche del terror ciego) - Amando de Ossorio [1972]

Mensagem por pmcordeiro em Seg Mar 23 2015, 15:18

Brunomec escreveu:

Só é pena o preço!


Pois... doubt


_________________
*Efeitos Secundários: Coleccionar dvd's pode causar sérios danos á sua carteira.

Conteúdo patrocinado

Re: A Noite do Terror Cego (La noche del terror ciego) - Amando de Ossorio [1972]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Dom Set 24 2017, 07:51